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Alguns autores, como Ana Bock (1999), vêm convocando o “compromisso social” da Psicologia enquanto ciência e profissão. Do ponto de vista da autora, para estar eticamente comprometido com a sociedade, entre outras coisas, o psicólogo precisa se desvencilhar da ideia historicamente construída de que:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) o sofrimento psíquico não tem a ver com as condições objetivas de vida do sujeito

 

Alguns autores, como Ana Bock (1999), vêm convocando o "compromisso social" da Psicologia enquanto ciência e profissão. Do ponto de vista da autora, para estar eticamente comprometido com a sociedade, entre outras coisas, o psicólogo precisa se desvencilhar da ideia historicamente construída de que:

 

Confira o texto de Bock:

 

"O psicólogo não pode mais ter uma visão estreita de sua intervenção, pensando-a como um trabalho voltado para um indivíduo, como se este vivesse isolado, não tivesse a ver com a realidade social, construindo-a e sendo construído por ela. É preciso ver qualquer intervenção, mesmo que no nível individual, como uma intervenção social e, neste sentido, posicionada.

 

Vamos acabar com a idéia de que mundo psicológico não tem nada a ver com mundo social. Que sofrimento psíquico não tem nada a ver com condições objetivas de vida. Os psicólogos precisam ter clareza de que, ao fazer ou saber Psicologia, estão com sua prática e seu conhecimento interferindo na sociedade.

 

Temos exemplos de como nossos conceitos serviram para acobertar as desigualdades sociais. Diferenças individuais, perspectivas classificatórias, noções abstratas de ser humano e de mundo psicológico nas quais a noção de potencialidades estava dada de forma apriorística à vida, a própria noção de desenvolvimento, permitiram que as condições sociais que facilitam ou impedem o 'desenvolvimento' do sujeito ficassem camufladas por detrás de discursos abstratos e ideológicos.

 

Na área da educação existe um exemplo bem evidente: falamos de fracasso escolar e de dificuldades de aprendizagem nos referindo sempre ao aluno. Como podemos acreditar que uma parte apenas de um processo (a criança) fracasse sozinha? O processo de ensino-aprendizagem fracassou, não o aluno. Não temos dúvida, hoje, de que a Psicologia contribuiu para ocultar as condições desiguais de vida no decorrer da História.

 

Agora, vamos analisar as alternativas.

 

a)  o sofrimento psíquico é resultado de relações sociais

 

A ideia da qual se quer desvencilhar é a de que a psicologia não está relacionada com as questões sociais e as condições objetivas de vida.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  o trabalho do psicólogo exige um posicionamento político

 

Esse não é um pensamento ao qual o texto vai contra.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  o sofrimento psíquico não tem a ver com as condições objetivas de vida do sujeito

 

Essa alternativa apresenta a ideia que Bock refuta, conforme vimos.

 

Assertiva Correta.

 

d)  o trabalho do psicólogo deve apontar para mudanças nas condições de vida do sujeito

 

O texto não se posiciona contra a essa ideia.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

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