Analise as alternativas abaixo referentes à pesquisa em Psicologia Social, abordada por Jacques et all (2010), colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O método da análise de conteúdo tem sido amplamente empregado na pesquisa em psicologia social.
( ) A neutralidade do pesquisador permanece como pressuposto básico da pesquisa em psicologia social
( ) A pesquisa quantitativa foi abandonada em razão da predominância dos estudos qualitativos.
( ) Os procedimentos metodológicos são estratégias para integrar o empírico e o teórico.
( ) O pressuposto da complexidade afirma que uma teoria é incapaz de dar conta do conhecimento do real.
- A) V – V – V – F – F
- B) V – F – V – V – F
- C) V – F – F – V – V
- D) V – V – F – F – V
- E) F – F – V – V – V
Resposta:
A alternativa correta é letra C) V – F – F – V – V
Gabarito Letra C
(V) O método da análise de conteúdo tem sido amplamente empregado na pesquisa em psicologia social.
Verdadeiro!
“o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977) tem sido largamente empregado na pesquisa em psicologia social, em seu modelo original, com ênfase nos indicadores quantitativos, ou através de adaptações mais ou menos fiéis à proposição original. Outros modelos como a análise de discurso (BRANDÃO, 1994), a hermenêutica de profundidade (THOMPSON, 1995) ou, ainda, o método dialético de análise de conteúdo (PAGÈS, 1990) por exemplo, também são empregados”
(F) A neutralidade do pesquisador permanece como pressuposto básico da pesquisa em psicologia social
Falso. A psicologia social num primeiro momento questiona a neutralidade do pesquisador, para depois ter como pressuposto a não-neutralidade do pesquisador.
“Além de incorporar a problematização quanto à objetividade científica a partir do questionamento do critério de verdade enquanto “Verdade-Absoluta”, qualificada criticamente por Morin (1986, p. 79) como “Ciência-Solução”, “CiênciaFarol” ou “Ciência-Guia” e à neutralidade do cientista e consequente separação entre teoria e prática social, a pesquisa em Psicologia Social, nos anos 1990, assume outras peculiaridades.”
(F) A pesquisa quantitativa foi abandonada em razão da predominância dos estudos qualitativos.
Falso. A psicologia social ainda utiliza a pesquisa quantitativa, dependendo do que está sendo pesquisado.
“Cabe ressaltar, no entanto, que a pesquisa quantitativa pode constituir-se em importante recurso para a pesquisa em psicologia social, dependendo da temática a ser pesquisada. Estudos populacionais na área da saúde (os estudos em epidemiologia, por exemplo) são fontes fundamentais para o conhecimento das condições de vida social. A metáfora utilizada por Montero (1996) para explicitar a discussão entre a pesquisa qualitativa e quantitativa é bastante esclarecedora. Refere a autora que se quisermos conhecer uma floresta no seu aspecto geral, recobrindo ao máximo possível a totalidade de sua extensão, devemos pegar um helicóptero e sobrevoá-la.”
(V) Os procedimentos metodológicos são estratégias para integrar o empírico e o teórico.
Verdadeiro! Veja:
“Com base no pressuposto de complexidade, onde uma teoria é incapaz de dar conta do conhecimento do real como um todo e muito menos fornecer todas as respostas passíveis de serem levantadas, há sempre uma opção teórica pelo pesquisador que vai determinar suas escolhas metodológicas. Nessa concepção, os procedimentos metodológicos não são vistos como técnicas desvinculadas dos pressupostos derivados da teoria, mas como estratégias utilizadas para integrar o empírico e o teórico.”
(V) O pressuposto da complexidade afirma que uma teoria é incapaz de dar conta do conhecimento do real.
Verdadeiro! Essa informação está presente no trecho apresentado na alternativa anterior.
Assim, a sequência correta é V F F V V
Gabarito Letra C
Referência
Maria da Graça Corrêa, et.al. Psicologia social contemporânea, livro texto. Petrópolis: Rio de Janeiro, 1998
Deixe um comentário