Analise as alternativas abaixo sobre a Teoria das Representações Sociais (RS), de acordo com Oliveira e Werba apud Jaques et all (2001), colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) Para Serge Moscovici, as Representações Sociais podem ser vistas como a versão contemporânea do senso comum.
( ) Afeto e ação não são elementos que se articulam na teoria das RS
( ) A Teoria das RS tem como vantagem demonstrar o conjunto dos códigos culturais que definem, em um dado momento histórico, as regras de uma comunidade.
( ) A Teoria das RS pode ser considerada como uma forma sociológica de Psicologia Social e conceituada de maneira definitiva por Moscovici, embora muitos autores tenham produzido explicações para compreendê-la mais profundamente.
( ) A metodologia em RS vai variar de acordo com o objeto de estudo.
- A) F – F – V – V – F
- B) V – V – F – F – F
- C) V – F – F – V – V
- D) V – F – V – F – V
- E) F – V – F – F – V
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V – F – V – F – V
Gabarito Letra D
(V) Para Serge Moscovici, as Representações Sociais podem ser vistas como a versão contemporânea do senso comum.
Verdadeiro! Veja:
“Moscovici (1981, p. 181) refere que “por Representações Sociais entendemos um conjunto de conceitos, proposições e explicações originado na vida cotidiana no curso de comunicações interpessoais. Elas são o equivalente, em nossa sociedade, aos mitos e sistemas de crença das sociedades tradicionais: podem também ser vistas como a versão contemporânea do senso comum”.”
(F) Afeto e ação não são elementos que se articulam na teoria das RS
Falso! Afeto e ação se articulam sim na teoria das RS.
“Um dos elementos fundamentais da teoria das RS é a interligação possível entre cognição, afeto e ação no processo de representação. Tanto Jovchelovitch (1996), como Guareschi, mostram a importância desta interligação no processo cognitivo.”
(V) A Teoria das RS tem como vantagem demonstrar o conjunto dos códigos culturais que definem, em um dado momento histórico, as regras de uma comunidade.
Verdadeiro! Veja:
“Estudar RS é buscar conhecer o modo de como um grupo humano constrói um conjunto de saberes que expressam a identidade de um grupo social, as representações que ele forma sobre uma diversidade de objetos, tanto próximos como remotos, e principalmente o conjunto dos códigos culturais que definem, em cada momento histórico, as regras de uma comunidade. Uma das principais vantagens desta teoria é sua capacidade de descrever, mostrar uma realidade, um fenômeno que existe, do qual muitas vezes não nos damos conta, mas que possui grande poder mobilizador e explicativo. Torna-se necessário, por isso, estudá-lo para que se possa compreender e identificar como ela atua na motivação das pessoas ao fazer determinado tipo de escolha (comprar, votar, agir, etc.).”
(F) A Teoria das RS pode ser considerada como uma forma sociológica de Psicologia Social e conceituada de maneira definitiva por Moscovici, embora muitos autores tenham produzido explicações para compreendê-la mais profundamente.
Falso! Moscovici foi quem primeiro mencionou o termo, mas isso não significa que ele tenha o conceituado de forma definitiva.
“A teoria das RS pode ser considerada como uma forma sociológica de Psicologia Social (FARR, 1994). O conceito é mencionado pela primeira vez por Moscovici, em seu estudo sobre a representação social da psicanálise, intitulado Psychanalyse: Son image et son public. Nesta obra, Moscovici conduz um estudo tentando compreender mais profundamente de que forma a psicanálise, ao sair dos grupos fechados e especializados, é ressignificada pelos grupos populares. O que motivou Moscovici a desenvolver o estudo das RS dentro de um trabalho científico foi, principalmente, sua crítica aos pressupostos positivistas e funcionalistas das demais teorias que não davam conta de explicar a realidade em outras dimensões, principalmente na dimensão histórico-crítica.”
(V) A metodologia em RS vai variar de acordo com o objeto de estudo.
Verdadeiro! Veja:
“De Rosa (1994) distingue entre três níveis de discussão e análise das RS:
• Nível fenomenológico – as RS são um objeto de investigação. Esses objetos são elementos da realidade social, são modos de conhecimento, saberes do senso comum que surgem e se legitimam na conversação interpessoal cotidiana e têm como objetivo compreender e controlar a realidade social.
• Nível teórico – é o conjunto de definições conceituais e metodológicas, construtos, generalizações e proposições referentes às RS.
• Nível metateórico – é o nível das discussões sobre a teoria. Neste colocam-se os debates e as refutações críticas com respeito aos postulados e pressupostos da teoria, juntamente a uma comparação com modelos teóricos de outras teorias. Para evitar confusões é fundamental distinguir entre estes três níveis, bem como assinalar sobre qual deles se está falando. Quanto à metodologia, nas RS, ela vai variar de acordo com o objeto de estudo, acompanhando paralelamente estes três níveis de discussão.”
Assim, a sequência correta é V F V F V
Gabarito Letra D
Referência
Maria da Graça Corrêa, et.al. Psicologia social contemporânea, livro texto. Petrópolis: Rio de Janeiro, 1998
Deixe um comentário