Ao pensar a ferramenta “análise de implicações”, Lourau se refere
- A) a um princípio equivalente à contratransferência freudiana, que permite conhecer o funcionamento dos grupos sujeitos e dos grupos submetidos frente aos confrontos e alianças institucionais.
- B) ao engajamento e participação político-institucional, ferramentas fundamentais à emergência da transversalidade.
- C) ao reconhecimento da objetividade e neutralidade técnicas do pesquisador, atravessadas pela dimensão da enunciação coletiva.
- D) às análises transferenciais dos que fazem parte da intervenção, dos atravessamentos e produções socioculturais, políticas e econômicas dos estabelecimentos e sujeitos que deles participam.
- E) à valorização do sobretrabalho e do ativismo da prática que buscam beneficiar os indivíduos atendidos nas instituições.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) às análises transferenciais dos que fazem parte da intervenção, dos atravessamentos e produções socioculturais, políticas e econômicas dos estabelecimentos e sujeitos que deles participam.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A implicação aparece, inicialmente, associada ao conceito de contra-transferência institucional, já ampliado da noção de contra-transferência freudiana. Ou seja, a definição exposta se refere à implicação e não à análise de implicações.
b) Incorreta. É importante diferenciar implicação de engajamento ou participação. O engajamento requer a vontade de fazer da pessoa, já a implicação independe da vontade. Implicado sempre se está, quer se queira ou não, visto não ser a implicação uma decisão consciente, um ato voluntário. Ou seja, a análise de implicações não se refere ao engajamento político-institucional.
c) Incorreta. A análise de implicações traz para o campo da análise sentimentos, percepções, ações, acontecimentos até então considerados negativos, estranhos, como desvios e erros que impediriam uma pesquisa de ser bem sucedida. Dentro de uma visão positivista que afirma a objetividade e a neutralidade do pesquisador, as propostas da Análise Institucional tornam-se, efetivamente, uma subversão. Ou seja, a análise de implicações não se refere ao reconhecimento da objetividade e neutralidade técnicas do pesquisador.
d) Correta. A ferramenta “análise de implicações” supõe, dentre outras, as análises transferenciais daqueles que fazem parte da intervenção, a análise de todos os atravessamentos ali presentes (sexo, idade, raça, posição sócio-econômica, crenças, formação profissional, dentre outros) e a análise das produções sócio-culturais, políticas e econômicas que atravessam esse mesmo estabelecimento e que também constituem os sujeitos que dele participam. Logo, esta será nossa resposta.
e) Incorreta. O sobretrabalho dificulta a análise de implicações e não beneficia os indivíduos atendidos nas instituições.
Fonte: http://www.slab.uff.br/images/Aqruivos/textos_sti/Maria%20L%C3%ADvia%20do%20Nascimento/texto22.pdf
Deixe um comentário