“(…) aparecem enquanto interação efetiva no nível das determinações concretas, onde reproduzem a estrutura relacional característica do sistema (relação dominador-dominado); entretanto, eles também existem no nível das vivências subjetivas, enquanto representação ideológica.” O recorte acima faz referência ao conceito de:
- A) grupos.
- B) papéis sociais.
- C) instituições.
- D) percepções sociais.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) papéis sociais.
“(...) aparecem enquanto interação efetiva no nível das determinações concretas, onde reproduzem a estrutura relacional característica do sistema (relação dominador-dominado); entretanto, eles também existem no nível das vivências subjetivas, enquanto representação ideológica.” O recorte acima faz referência ao conceito de:
A questão está baseada no seguinte texto:
"E por último, quanto aos papéis sociais, eles aparecem enquanto interação efetiva no nível das determinações concretas, onde reproduzem a estrutura relacional característica do sistema (relação dominador-dominado); entretanto, eles também existem no nível das vivências subjetivas, enquanto representação ideológica. Assim, por exemplo, o papel de "líder" pode, no nível das determinações concretas, exercer uma ação de dominação e ser vivido no nível das representações ideológicas como mero "coordenador", que só quer o bem do grupo e preservar a liberdade de todos."
Fonte: "O Processo Grupal" (Lane)
Com isso, vamos analisar as alternativas abaixo.
a) grupos.
Incorreto. No texto utilizado como referência, Lane cita algumas definições de grupo. Veja:
"Ainda dentro de uma proposta dialética, teríamos a teoria de Pichon-Rivière, para quem grupo é 'um conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe de forma explícita ou implícita uma tarefa a qual constitui sua finalidade, interatuando através de complexos mecanismos de atribuição e assunção de papéis'."
(...)
Por último, podemos citar o Grupo Operativo analisado por J. F. Calderón e G. C. C. De Govia, para os quais "um grupo é uma relação significativa entre duas ou mais pessoas" que se processa através de ações encadeadas. Esta interação ocorre em função de necessidades materiais e/ou psicossociais e visa a produção de suas satisfações. A produção do grupo se realiza em função de metas que são distintas de metas individuais e que implicam, necessariamente, cooperação entre os membros."
Fonte: "O Processo Grupal" (Lane)
b) papéis sociais.
Correto. Essa é a afirmativa que está de acordo com o texto supracitado.
c) instituições.
Incorreto. Diferente da abordagem sobre os grupos, Lane não traz definições do conceito de instituição. Mas trata do tema. Veja um exemplo:
"Loureau propõe uma análise das instituições através das relações grupais que nelas ocorrem, caracterizando os grupos em termos de grupo-objeto, onde a segmentaridade se dá de forma a manter os indivíduos justapostos sob uma capa de coerência absoluta é o que 0 autor denomina de grupo tipo bando ou seita. Um outro grupo-objeto seria aquele onde os indivíduos se justapõem para a realização de um trabalho e onde a divisão de trabalho determina hierarquias de poder."
Fonte: "O Processo Grupal" (Lane)
d) percepções sociais.
Incorreto. Lane não aborda o termo "percepções sociais" no texto utilizado como referência.
Portanto, a alternativa correta é a Letra B.
Deixe um comentário