As ações desenvolvidas pelos psicólogos na Assistência Social são caracterizadas
- A) pela valorização do saber local e dos recursos individuais, coletivos e comunitários na construção de respostas frente aos problemas vividos no cotidiano.
- B) pela prática de atendimento psicoterápico grupal para prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social.
- C) pelo treinamento de empoderamento e enfrentamento de situações de exploração e abuso de poder.
- D) pela prática de habilitação e reabilitação cognitivas para o desenvolvimento de potencialidades sociais e comunitárias das famílias em situação de pobreza.
- E) por serem diretivas na psico-orientação de indivíduos e grupos para resolutividade de problemas enfrentados no cotidiano da comunidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) pela valorização do saber local e dos recursos individuais, coletivos e comunitários na construção de respostas frente aos problemas vividos no cotidiano.
Gabarito Letra A
As ações desenvolvidas pelos psicólogos na Assistência Social são caracterizadas
a) pela valorização do saber local e dos recursos individuais, coletivos e comunitários na construção de respostas frente aos problemas vividos no cotidiano.
Certo! Esses são alguns dos princípios de atuação do psicólogo no contexto da assistência social, veja:
“Princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS:
1. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos;
2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;
3. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;
4. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores;
5. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário;
6. Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações;
7. Atuar para favorecer processos e espaços de participação social, mobilização social e organização comunitária, contribuindo para o exercício da cidadania ativa, autonomia e controle social, evitando a cronificação da situação de vulnerabilidade;”
b) pela prática de atendimento psicoterápico grupal para prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social.
Errado. O psicólogo na assistência social não faz atendimento psicoterapêutico. Caso seja identificado demanda desse serviço, o profissional deve encaminhar o indivíduo para outro serviço da rede.
c) pelo treinamento de empoderamento e enfrentamento de situações de exploração e abuso de poder.
Errado. A função do psicólogo na assistência social é de prevenir e promover a vida, através da identificação e desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos e da comunidade. Não é simplesmente um treino para enfrentamento de determinadas situações, é mais amplo. O objetivo é desenvolver aquele grupo, não simplesmente protege-lo de situações de risco.
d) pela prática de habilitação e reabilitação cognitivas para o desenvolvimento de potencialidades sociais e comunitárias das famílias em situação de pobreza.
Errado. O trabalho do psicólogo nesse contexto, como visto, é amplo, não restrito dessa forma.
e) por serem diretivas na psico-orientação de indivíduos e grupos para resolutividade de problemas enfrentados no cotidiano da comunidade.
Errado. Não há, no trabalho do psicólogo nesse contexto, orientação diretiva. As intervenções são feitas de forma construída, considerando o contexto e os saberes da comunidade.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília: CFP, 2007.
Deixe um comentário