As atividades desenvolvidas no CRAS estão voltadas para o alívio imediato da pobreza, para a ruptura com o ciclo intergeracional da pobreza e para o desenvolvimento das famílias. Nesse contexto, o(a) psicólogo(a) deve atuar
- A) aliviando a miséria dos usuários, numa perspectiva salvacionista da eliminação da pobreza.
- B) incidindo sobre a demanda e modificando suas condições históricas, culturais, sociais e políticas de produção.
- C) promovendo e fortalecendo vínculos sócio afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente a autonomia na perspectiva da cidadania.
- D) valorizando o papel da família e a idealização do núcleo familiar e refletindo sobre a sua responsabilidade no processo de pauperização.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) promovendo e fortalecendo vínculos sócio afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente a autonomia na perspectiva da cidadania.
Conseguimos responder a questão com base nas Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Um trecho desse manual que explica o erro das alternativas é o seguinte:
Num modelo assistencialista, os profissionais são os ‘salvadores’ que fazem de tudo para aliviar a miséria. O problema é que, quando se colocam nesse lugar, invertem a demanda e acham que sabem o que é melhor para o usuário. O importante, no entanto, é compreender a demanda dos usuários, em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais [...]
A alternativa C é a que está de acordo com o conteúdo apresentado pelo manual.
Erros das demais opções:
a) aliviando a miséria dos usuários, numa perspectiva salvacionista da eliminação da pobreza.
b) incidindo sobre a demanda e modificando suas condições históricas, culturais, sociais e políticas de produção.
d) valorizando o papel da família e a idealização do núcleo familiar e refletindo sobre a sua responsabilidade no processo de pauperização.
Fonte: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/artes-graficas/arquivos/2008-CREPOP-CRAS-SUAS.pdf
Deixe um comentário