As discussões em torno da teoria das representações sociais têm ocupado um grande espaço no campo da Psicologia Social, obrigando muitos teóricos e acadêmicos a revisarem seus enfoques, proporcionando a todos novas formas de olhar, entender e interpretar os fenômenos sociais, ajudando a compreender, em última análise, por que as pessoas fazem o que fazem. Sobre representações sociais, assinale a alternativa correta.
- A) A teoria das representações sociais pode ser considerada como uma forma antropológica de Psicologia Social.
- B) Nos universos consensuais, encontram-se as práticas interativas do dia a dia e a produção das representações sociais.
- C) Na teoria das representações sociais, não é possível a interligação entre cognição, afeto e ação no processo de representação.
- D) O nível fenomenológico não se enquadra entre os três níveis de discussão e análise das representações sociais produzidos por De Rosa.
- E) No Brasil, o interesse pela teoria das representações sociais iniciou-se no final da década de 80, lembrando sua estreita relação com o desenvolvimento da própria Psicologia Social que, a partir de algumas instituições, assume uma postura mais crítica.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é letra B) Nos universos consensuais, encontram-se as práticas interativas do dia a dia e a produção das representações sociais.
Explicação: A teoria das representações sociais, desenvolvida por Serge Moscovici, enfatiza como o conhecimento e a comunicação entre os membros de uma sociedade são criados e compartilhados. Essa teoria sugere que as representações sociais são uma forma de conhecimento comum que facilita a comunicação entre os membros da sociedade, permitindo-lhes estabelecer uma realidade comum. As práticas interativas do dia a dia são fundamentais para a produção e manutenção dessas representações, pois é através da interação social que as pessoas compartilham e negociam significados, contribuindo para a construção coletiva da realidade social.
Deixe um comentário