“As imagens são conhecidas. São familiares a todas as histórias da psiquiatria, onde têm por função ilustrar essa era feliz em que a loucura é enfim reconhecida e tratada segundo uma verdade que não tinha sido enxergada durante tanto tempo”.
(FOUCAULT, 1972/1993).
A respeito desse trecho, analise as afirmativas.
I – Apresenta o reconhecimento da loucura como algo possível de ser identificado dentro das interações biopsicossociais humanas, e tratado de forma integral e inclusiva.
II – Traz a identificação da loucura como um evento que, quando delimitado a partir de um modelo científico específico que estabelece relações de causa e efeito, oferece prevenção, predição e tratamento específicos.
III – Pertence à obra ‘A História da Loucura’, livro clássico de Michael Foucault, que traz em seu conteúdo as diversas interpretações e tratamentos para o que se nomeia de ‘loucura’ nas Idades Média e Moderna.
IV – Identifica o início da organização dos movimentos psiquiátricos e sociais que culminaram na chamada Luta Antimanicomial ao redor do mundo e nas Reformas Psiquiátricas advindas dela.
Estão corretas as afirmativas
- A) I, II e III, apenas.
- B) II e III, apenas.
- C) I, II, III e IV.
- D) I e IV, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) II e III, apenas.
Explicação:A afirmativa II está correta pois reflete a abordagem de Foucault sobre a loucura como um fenômeno que pode ser delimitado e compreendido dentro de um modelo científico, permitindo assim a prevenção e o tratamento.
A afirmativa III também está correta, pois o trecho mencionado é de fato da obra 'A História da Loucura', na qual Foucault examina as formas como a loucura foi percebida e tratada em diferentes períodos históricos, principalmente na Idade Média e na Modernidade.
As afirmativas I e IV não estão corretas no contexto do trecho fornecido. A afirmativa I interpreta o reconhecimento da loucura de uma maneira mais moderna e inclusiva, o que não é o foco principal do texto de Foucault. A afirmativa IV faz uma generalização sobre o impacto do trabalho de Foucault que não é diretamente suportada pelo trecho em questão.
Deixe um comentário