As pessoas, grupos e comunidades assistidas pela Defensoria Pública, muitas vezes, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Noção transversal, nas políticas sociais e no campo socioassistencial,
- A) conceitualmente é sinônimo de risco social, comumente vivido por famílias, grupos e comunidade.
- B) teve origem no campo da aids, na interface entre direitos humanos e saúde, correspondendo à vulnerabilidade institucional ou programática.
- C) tem sido utilizada para precisar o risco individual de negligência, ruptura e abandono familiar.
- D) indica desintegração, desfiliação ou marginalidade.
- E) revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social.
Gabarito Letra E
As pessoas, grupos e comunidades assistidas pela Defensoria Pública, muitas vezes, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Noção transversal, nas políticas sociais e no campo socioassistencial,
a) conceitualmente é sinônimo de risco social, comumente vivido por famílias, grupos e comunidade.
Errado. O risco social é uma forma mais complexa e agravada de vulnerabilidade social.
b) teve origem no campo da aids, na interface entre direitos humanos e saúde, correspondendo à vulnerabilidade institucional ou programática.
Errado. Vulnerabilidade social não corresponde à vulnerabilidade institucional.
“Originário do movimento de Direitos Humanos, o termo vulnerabilidade difundiu-se na década de 80 no campo da saúde pública ao tratar da epidemia da Aids. As características dessa epidemia, a maneira como ela foi atingindo grupos – de diversas formas e em diferentes países – fez com que se articulasse a incidência do vírus com o contexto sócio-econômico, buscando esclarecer quais grupos sociais e indivíduos poderiam estar mais ou menos vulneráveis a vitimização pela epidemia. A partir dessa articulação os termos riscos e população de risco foram, gradativamente, substituídos pelo termo vulnerabilidade.”
c) tem sido utilizada para precisar o risco individual de negligência, ruptura e abandono familiar.
Errado. A vulnerabilidade social não é uma variável precisa.
d) indica desintegração, desfiliação ou marginalidade.
Errado. A vulnerabilidade social indica exclusão e falta de representatividade, que pode ocorrer por uma gama ampla de fatores.
e) revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social.
Certo! Essa é uma definição adequada para o conceito de vulnerabilidade social.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16109/16109_5.PDF
Deixe um comentário