As representações sociais “nos orientam em direção ao que é visível, como àquilo a que nós temos de responder; ou que relacionam a aparência à realidade; ou […] àquilo que define essa realidade” ou “àquilo a que nossos sistemas perceptivos, como cognitivos, estão ajustados” (MOSCOVICI; DUVEEN, 2005, p. 31-32).
Para os autores, as representações detêm a dupla função de
- A) criar convenções sobre objetos, indivíduos e acontecimentos, construindo modelos típicos, distintos e compartilhados por coletividades / prescrever nossos pensamento através das estruturas e tradições prévias.
- B) definir os fundamentos teóricos da psicologia social / estruturar as áreas de pesquisa sobre o comportamento e a psique humana.
- C) criar convenções éticas sobre os indivíduos / estruturar os procedimentos e técnicas de trabalho do psicólogo social com base nessas convenções.
- D) definir quem deve participar dos serviços prestados pelo Estado / prescrever os métodos e técnicas psicoterápicas a serem utilizadas com os participantes dos serviços.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) criar convenções sobre objetos, indivíduos e acontecimentos, construindo modelos típicos, distintos e compartilhados por coletividades / prescrever nossos pensamento através das estruturas e tradições prévias.
Gabarito Letra A
s representações sociais “nos orientam em direção ao que é visível, como àquilo a que nós temos de responder; ou que relacionam a aparência à realidade; ou [...] àquilo que define essa realidade” ou “àquilo a que nossos sistemas perceptivos, como cognitivos, estão ajustados” (MOSCOVICI; DUVEEN, 2005, p. 31-32).
a) criar convenções sobre objetos, indivíduos e acontecimentos, construindo modelos típicos, distintos e compartilhados por coletividades / prescrever nossos pensamento através das estruturas e tradições prévias. b) definir os fundamentos teóricos da psicologia social / estruturar as áreas de pesquisa sobre o comportamento e a psique humana. c) criar convenções éticas sobre os indivíduos / estruturar os procedimentos e técnicas de trabalho do psicólogo social com base nessas convenções. d) definir quem deve participar dos serviços prestados pelo Estado / prescrever os métodos e técnicas psicoterápicas a serem utilizadas com os participantes dos serviços.
As representações sociais não tem função de definição de publico alvo de serviços do Estado nem de determinar fundamentos teóricos ou procedimentos e técnicas da psicologia social. A resposta que mais se aproxima do que apresentam os autores é a Letra A.
“As representações são sempre um produto da interação e comunicação e elas tomam sua forma e configuração específicas a qualquer momento, como uma conseqüência do equilíbrio especifico desses processos de influência social. Há uma relação sutil, aqui, entre representações e influências comunicativas, que Moscovici identifica, quando ele define uma representação social como: Um sistema de valores, idéias e práticas, com uma dupla função: primeiro, estabelecer uma ordem que possibilitará as pessoas orientar-se em seu mundo material e social e controlá-lo; e, em segundo lugar, possibilitar que a comunicação seja possível entre os membros de uma comunidade, fornecendo-lhes um código para nomear e classificar, sem ambigüidade, os vários aspectos de seu mundo e da sua história individual e social (1976: xiii).”
Deixe um comentário