Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As representações sociais são definidas como uma “rede” de ideias, metáforas e imagens sociais mais fluidas, são processos cognitivos e afetivos inacabados de apreensão do mundo, sendo constituídas pela comunicação com outros. Portanto, a criação das representações sociais se dá por:


I. Influência de outros ao tomarmos uma decisão no cotidiano.
II. Distorções de pensamento pautado no discurso de outros.
III. Processos científicos de pesquisa qualitativa da realidade.
IV. Comportamentos e emoções ancorados no cotidiano.
V. Processos de ancoragem e objetivação que circulam no cotidiano.


Está correto o que se afirma APENAS em

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II, IV e V.

A questão requer um conhecimento sobre a Teoria das Representações Sociais, postulada por Moscovici (1961). Segundo o autor, a origem das representações sociais se dá por meio de dois processos:

  • Ancoragem: inserir algo desconhecido em representações já existentes (refere-se ao que foi apontado pelos itens I, II e IV);
  • Objetivação: basicamente, a cristalização de uma representação. Um processo pelo qual o abstrato se transforma em concreto (item V).

De posse das informações acima, percebemos que o único item que não se refere a nenhum desses processos é o III. Logo, sobre as representações sociais, está correto o que se afirma apenas em I, II, IV e V.

 

 

Fonte: SPINK, Mary Jane P. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Cadernos de Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 300-308, 1993.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *