Assinale a alternativa correta.
Ao tratar sobre as políticas de inclusão da pessoa com deficiência, é importante enfatizar que a psicologia tem papel fundamental neste processo. Sendo assim, pode-se afirmar que:
- A) O psicólogo pode realizar atividades de orientação, avaliação psicológica e encaminhamento; entretanto, o professor é soberano ao definir a metodologia de trabalho junto ao aluno com deficiência.
- B) O psicólogo deve atuar junto à pessoa com deficiência, de maneira que esta possa desenvolver suas atividades com o mínimo de adaptações possíveis, caracterizando, assim, uma inclusão mais justa e menos dispendiosa ao Estado.
- C) O psicólogo deve promover a participação da família no auxílio à pessoa com deficiência, fortalecendo o vínculo familiar e favorecendo o processo de inclusão deste indivíduo em todos os contextos.
- D) O psicólogo deve priorizar o atendimento da pessoa com deficiência de forma que este não seja dependente de sua família durante o processo de desenvolvimento de autonomia.
- E) O psicólogo deve ter consciência, durante sua intervenção, de que a(s) abordagem(ns) teórica(s) utilizada(s) no contexto de atendimento à pessoa com deficiência deve(m) ter enfoque apenas no próprio indivíduo, evitando, assim, que o trabalho seja demasiadamente extenso.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O psicólogo deve promover a participação da família no auxílio à pessoa com deficiência, fortalecendo o vínculo familiar e favorecendo o processo de inclusão deste indivíduo em todos os contextos.
Gabarito: Letra C
Assinale a alternativa correta.
Ao tratar sobre as políticas de inclusão da pessoa com deficiência, é importante enfatizar que a psicologia tem papel fundamental neste processo. Sendo assim, pode-se afirmar que:
a) O psicólogo pode realizar atividades de orientação, avaliação psicológica e encaminhamento; entretanto, o professor é soberano ao definir a metodologia de trabalho junto ao aluno com deficiência.
Errado. O psicólogo, e outros profissionais também, podem contribuir para a definição da metodologia de trabalho com o aluno com deficiência. A participação de profissionais de áreas diferentes contribui para a elaboração de uma metodologia mais eficiente, considerando diversos aspectos.
b) O psicólogo deve atuar junto à pessoa com deficiência, de maneira que esta possa desenvolver suas atividades com o mínimo de adaptações possíveis, caracterizando, assim, uma inclusão mais justa e menos dispendiosa ao Estado.
Errado. O objetivo do trabalho de qualquer profissional que atua com pessoas com deficiência é o desenvolvimento de todo o potencial que a pessoa tenha, para que se torne o mais adaptada possível, e não o mínimo.
c) O psicólogo deve promover a participação da família no auxílio à pessoa com deficiência, fortalecendo o vínculo familiar e favorecendo o processo de inclusão deste indivíduo em todos os contextos.
Certo! O vínculo família e social é fundamental no processo de inclusão.
d) O psicólogo deve priorizar o atendimento da pessoa com deficiência de forma que este não seja dependente de sua família durante o processo de desenvolvimento de autonomia.
Errado. Algumas deficiências implicam em certo grau de dependência, e isso não precisa necessariamente ser combatido.
e) O psicólogo deve ter consciência, durante sua intervenção, de que a(s) abordagem(ns) teórica(s) utilizada(s) no contexto de atendimento à pessoa com deficiência deve(m) ter enfoque apenas no próprio indivíduo, evitando, assim, que o trabalho seja demasiadamente extenso.
Errado. O trabalho do psicólogo não pode ter esse caráter produtivista, é fundamental que haja um foco no indivíduo, na família e na comunidade, mesmo que isso faça com que o trabalho seja mais extenso.
Nosso gabarito é Letra C
Deixe um comentário