Continua após a publicidade..
Assinale a alternativa correta de acordo com a seguinte constatação. “Logo, ser negro ou ser branco refere‑se a construções sociais em torno da ideia de raça construída no século XIX, legada e reiterada nos dias atuais. Para brancos, um lugar de poder, de vantagem sistêmica nas sociedades estruturadas pela dominação racial; para negros, um lugar social construído a partir do racismo estrutural por uma desvantagem no que concerne aos acessos aos bens simbólicos e materiais de nossa sociedade.” (SCHUCMAN, L. V; GONÇALVES, M. M., 2020.)
- A) A polissemia em torno da raça e do racismo no Brasil é sempre ressignificada por meio do racismo estrutural.
- B) A ideia de raça, construída no século XIX no Brasil, foi superada pela luta atual do movimento negro.
- C) Ser negro ou ser branco são contingências que não dependem de construções sociais.
- D) O racismo estrutural ocorre em função da desvantagem ao acesso a bens simbólicos da sociedade por parte da população negra.
- E) Superada a dominação racial, os brancos perderão o seu poder.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A polissemia em torno da raça e do racismo no Brasil é sempre ressignificada por meio do racismo estrutural.
Esta alternativa é correta porque reconhece que as múltiplas significações de raça e as manifestações de racismo são continuamente reformuladas dentro do contexto do racismo estrutural. O racismo estrutural é um sistema em que políticas públicas, práticas institucionais, representações culturais e outras normas trabalham de várias maneiras para perpetuar a desigualdade racial. No Brasil, isso se reflete na maneira como as categorias raciais foram historicamente construídas e como elas continuam a influenciar a distribuição de recursos, oportunidades e privilégios.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário