Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Boiko e Zamberlan (2001) consideram que um dos pressupostos da psicologia escolar é o pensamento socioconstrutivista que tem como um de seus principais autores Vygotsky.

 

Para o construtivismo, deve-se considerar que

Resposta:

A alternativa correta é letra B)  o psiquismo humano, nessa perspectiva, é oriundo das relações estabelecidas entre os humanos, sua cultura e a linguagem.

Gabarito: Letra B.

 

Análise das alternativas:

 

a)  a construção do pensamento e da racionalidade infantil passa por fases ou estágios que são semelhantes em várias culturas.

INCORRETA. De acordo com o construtivismo, as culturas influenciam na construção do pensamento e da racionalidade infantil.

b)  o psiquismo humano, nessa perspectiva, é oriundo das relações estabelecidas entre os humanos, sua cultura e a linguagem.

CORRETA. Basta que tenhamos uma noção dos conceitos construtivistas para selecionarmos esta como resposta.

c)  a aprendizagem é um processo adaptativo e tem, nos primeiros anos de vida, a sua estrutura elaborada e que pouco sofrerá mudanças no estágio operatório formal.

 

INCORRETA. A aprendizagem sofre mudanças durante os estágios de desenvolvimento. 

 

d)  a psicologia cognitiva e o modelo positivista de ciência são os alicerces epistemológicos do socioconstrutivismo.

 

INCORRETA. Para a abordagem socioconstrutivista, as funções superiores (pensamento, linguagem, etc) são constituídas pelas práticas sociais e posteriormente internalizadas pelo indivíduo. 

 

e)  O professor na perspectiva construtivista deve deixar a criança plenamente livre na construção de seu saber.

 

INCORRETA. De acordo com Boiko e Zamberlan (2001), o professor é o "mediador da relação que seus alunos estabelecem com o conhecimento produzido pela humanidade." Logo, não deixa a criança totalmente livre na construção de seu saber.

 


Fonte: BOIKO, Vanessa Alessandra Thomaz; ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em Estudo, v. 6, n. 1, p. 51-58, 2001.

 

 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *