Com base na teoria da psicologia social, assinale V para o que é Verdadeiro e F para o que é Falso e assinale a alternativa que apresenta sequência correta.
( ) A participação do psicólogo no corpo técnico da equipe do CRAS contribuiu para o aumento da inserção da psicologia em políticas públicas.
( ) A inserção do psicólogo no CRAS é um importante ponto de partida para o desenvolvimento das comunidades, pois é através do bem estar dos sujeitos e dos grupos sociais que se pode construir a autonomia destes.
( ) Uma das ideologias que permeia o trabalho do psicólogo social é de uma inserção pautada no compromisso real com a transformação social e a busca de mudanças das condições vividas pela população.
( ) A psicologia social vem estudar os processos e as propriedades do psiquismo decorrentes da vida em comunidade.
- A) V – V – F – F.
- B) V – F – V – V.
- C) V – V – V – V.
- D) F – V – V – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) V – V – V – V.
Gabarito Letra C
(V) A participação do psicólogo no corpo técnico da equipe do CRAS contribuiu para o aumento da inserção da psicologia em políticas públicas.
Verdadeiro! É de grande relevância para a psicologia a inserção da profissão nas políticas públicas, como nas equipes do CRAS.
“Dessa forma, a inserção do psicólogo nos CRAS vem a ser uma grande evolução transformadora na forma de atuação, desde a regulamentação da profissão no ano de 1962 (Yamamoto, 2007), que consegue afastar-se de um trabalho meramente clínico e elitizado para um trabalho que visa o social e o comunitário.”
(V) A inserção do psicólogo no CRAS é um importante ponto de partida para o desenvolvimento das comunidades, pois é através do bem estar dos sujeitos e dos grupos sociais que se pode construir a autonomia destes.
Verdadeiro!
“Para Trindade e Teixeira (1998) a inserção do psicólogo na atenção primária, como é o caso dos CRAS, é um importante ponto de partida para o desenvolvimento das comunidades, pois é através do bem-estar dos sujeitos e dos grupos sociais que se pode construir a autonomia destes, proporcionando sua inserção na sociedade de forma digna. “
(V) Uma das ideologias que permeia o trabalho do psicólogo social é de uma inserção pautada no compromisso real com a transformação social e a busca de mudanças das condições vividas pela população.
Verdadeiro!
“Dentro desse contexto, Freitas (1998b) afirma que a intervenção do Psicólogo Social Comunitário se caracteriza atualmente por três ideologias de atuação, a primeira é uma inserção assistencialista, assinalada por ideais filantrópicos e de caridade, a segunda por curiosidade científica, em busca de se conhecer o desconhecido, e por fim, sendo a visão usada neste trabalho, uma inserção pautada no compromisso real com a transformação social e a busca de mudanças das condições vividas por essa população.
Cabe ressaltar que essa intervenção não corresponde a um processo unidirecional, de imposição do "querer" de um profissional, ao contrário, tal processo busca realizar no campo da Psicologia uma criação de conhecimento e metodologia para a realização das capacidades dos sujeitos trabalhados (Sarriera, Silva, Pizzinato, Zago, & Meira, 2000). Freitas (1998b) afirma que esta inserção se estabelece numa relação de dois pólos, no qual de um lado se encontra o profissional, com seus conhecimentos, e do outro a comunidade, inserida em um contexto sociopolítico-geográfico e em um determinado tempo histórico.”
(V) A psicologia social vem estudar os processos e as propriedades do psiquismo decorrentes da vida em comunidade.
Verdadeiro!
“Góis (1988) afirma que a Psicologia Social Comunitária vem estudar os processos e as propriedades do psiquismo decorrentes da vida em comunidade. Sua aplicação visa o desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos, seu objeto de estudo é o reflexo psíquico da vida comunitária, a imagem ativa das relações da comunidade no psiquismo e o aprofundamento da consciência. Dessa forma, esta Psicologia vem a ser uma ciência comprometida com a realidade estudada, especialmente com os excluídos (Sawaia, 1998), comprometimento que possui relação direta com os trabalhos visados e executados pelo CRAS, que atua com grupos, famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, e visa o direito à proteção social, garantindo a segurança de sobrevivência, de acolhida, e do convívio ou vivência familiar (MDS, 2004). Portanto, a Psicologia Social Comunitária acolhe, também, como público, o sujeito singular e a vulnerabilidade no contexto social em que está inserido, seus recursos simbólicos e afetivos, bem como a disponibilidade para se transformar e dar conta de suas atribuições, público este acolhido pelo SUAS/CRAS (MDS, 2004).”
Assim, a sequência correta é V V V V
Gabarito Letra C
Referência:
Silva, Janaína Vilares da, & Corgozinho, Juliana Pinto. (2011). Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e Psicologia Social Comunitária: possíveis articulações. Psicologia & Sociedade, 23(spe), 12-21. https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000400003
Deixe um comentário