Com relação à abordagem sócio-histórica de orientação profissional, de acordo com Bock (2006), é INCORRETO afirmar que:
- A) questiona a forma de aproximação dos individues com as profissões por meio do modelo de perfis, pois nega a concepção liberal de indivíduo presente nesse modelo.
- B) entende que os indivíduos estão em relação dinâmica e dialética com a sociedade superando ásões que o colocam como um mero reflexo da sociedade.
- C) entende que existe natureza humana e que ela coloca o homem como um ser que tem uma essência que precisaria ser desenvolvida.
- D) entende que o homem nasce biologicamente determinado para nenhuma atiádade específica.
- E) trabalha com a ideia de multideterminação do humano, combatendo a concepção de ser humano natural ou abstrato.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) entende que existe natureza humana e que ela coloca o homem como um ser que tem uma essência que precisaria ser desenvolvida.
Com relação à abordagem sócio-histórica de orientação profissional, de acordo com Bock (2006), é INCORRETO afirmar que:
A questão está baseada no seguinte texto:
"A abordagem sócio-histórica, da mesma maneira que a perspectiva crítica, questiona a forma de aproximação dos indivíduos com as ocupações através do modelo de perfis, não por negar o indivíduo, mas por negar a concepção liberal de indivíduo. Por isso, faz-se necessário construir outra formulação que explique esta aproximação.
(...)
O desafio deste trabalho constitui-se na construção de uma abordagem na área da Orientação Profissional que entenda o indivíduo em sua relação com a sociedade, superando visões que o colocam como mero reflexo da sociedade ou como totalmente autônomo em relação a ela. A abordagem sócio-histórica aponta caminhos para entender o indivíduo na sua relação com a sociedade de forma dinâmica e dialética.
(...)
Numa perspectiva sócio-histórica, 0 conceito de vocação pode ser expresso da seguinte maneira: a vocação do ser humano é exatamente não ter outras vocações. Isto é, ele nasce determinado biologicamente para nenhuma atividade específica.
(...)
A abordagem sócio-histórica trabalha com a idéia da multideterminação do humano. Combate-se a concepção do ser humano natural ou abstrato. "As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho e os instrumentos a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. Com isto queremos dizer que o ser humano é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado." (Bock, A.; Furtado; Teixeira, 1999b)
(...)
1) "Não existe natureza humana" - A idéia de natureza humana coloca o homem como um ser em potencial que se realizará na cultura, ele teria uma essência que precisa ser desabrochada, desenvolvida ou atualizada. "Toda a determinação social do homem fica oculta sob essas idéias e conceitos, que se tornam representações ilusórias; parte da realidade, determinante do objeto. Faz-se, assim ideologia".(Bock, A., 1999, p.27) Ana Bock (1999) cita Charlot que afirma assertivamente que a "natureza humana não existe e propõe a substituição definitiva do termo pela idéia de condição humana"(p.27)."
Fonte: "Orientação profissional: avaliação de uma proposta de trabalho na abordagem sócio-histórica" (Bock)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.
a) questiona a forma de aproximação dos indivíduos com as profissões por meio do modelo de perfis, pois nega a concepção liberal de indivíduo presente nesse modelo.
b) entende que os indivíduos estão em relação dinâmica e dialética com a sociedade superando visões que o colocam como um mero reflexo da sociedade.
c) entende que existe natureza humana e que ela coloca o homem como um ser que tem uma essência que precisaria ser desenvolvida.
d) entende que o homem nasce biologicamente determinado para nenhuma atividade específica.
e) trabalha com a ideia de multideterminação do humano, combatendo a concepção de ser humano natural ou abstrato.
Deixe um comentário