Com relação à Psicologia Social abordada por Jacques et al (2010), assinale a alternativa correta.
- A) A Psicologia Social Norte-Americana possui grande importância, pois trouxe uma dimensão crítica e contra hegemônica para os recentes estudos em Psicologia Social na America Latina.
- B) O conceito de ideologia é um dos mais coesos em Psicologia Social, pois as escolas teóricas adotaram um único referencial teórico para abordá-lo, visando simplificar a compreensão de fenômenos sociais complexos.
- C) Toda pesquisa participante pode ser considerada uma pesquisa ação.
- D) A interligação entre cognição, afeto e ação no processo de representação é um elemento fundamental da teoria das representações sociais.
- E) Não há distinção entre representações sociais e representações coletivas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O conceito de ideologia é um dos mais coesos em Psicologia Social, pois as escolas teóricas adotaram um único referencial teórico para abordá-lo, visando simplificar a compreensão de fenômenos sociais complexos.
Gabarito Letra B
Com relação à Psicologia Social abordada por Jacques et al (2010), assinale a alternativa correta.
a) A Psicologia Social Norte-Americana possui grande importância, pois trouxe uma dimensão crítica e contra hegemônica para os recentes estudos em Psicologia Social na America Latina.
Errado. A psicologia social norte-americana é cientificista.
b) O conceito de ideologia é um dos mais coesos em Psicologia Social, pois as escolas teóricas adotaram um único referencial teórico para abordá-lo, visando simplificar a compreensão de fenômenos sociais complexos.
Errado. Pelo contrário, existem diversas definições de ideologia.
“A primeira coisa a que precisamos prestar atenção, ao querer penetrar nessa realidade da ideologia, é que existem hoje inúmeros enfoques teóricos, que dão ao conceito de ideologia diferentes significados e funções. Não é tarefa fácil tratar esse assunto de maneira clara e inteligível. Vamos nos arriscar por esse terreno acidentado, minado, mostrando, quanto possível, as semelhanças, diferenças, sobreposições e relações dos vários aspectos presentes, em geral, na realidade da ideologia.”
c) Toda pesquisa participante pode ser considerada uma pesquisa ação.
Errado. Nem toda pesquisa participante é uma pesquisa-ação.
“Os termos pesquisa-ação e pesquisa participante têm origem na perspectiva em psicologia social de Kurt Lewin, embora não tenham se restringido a este modelo teórico e tenham sofrido grandes transformações. Para alguns autores a diferenciação entre essas duas propostas reside na ênfase no componente “ação”; sob este ponto de vista a pesquisa-ação é uma forma de pesquisa participante, mas nem toda a pesquisa participante concentra suas atenções no requisito da ação (THIOLLENT, 1985). Outros autores discordam, pois registram experiências de pesquisa participante em que o componente ação é privilegiado (HAGUETTE,1987). O ponto comum entre as duas modalidades é o envolvimento efetivo da população pesquisada em todas as etapas do desenvolvimento da investigação, desde a formulação do problema até a divulgação dos conhecimentos produzidos.”
d) A interligação entre cognição, afeto e ação no processo de representação é um elemento fundamental da teoria das representações sociais.
Certo! Veja:
“Um dos elementos fundamentais da teoria das RS [representações sociais] é a interligação possível entre cognição, afeto e ação no processo de representação. Tanto Jovchelovitch (1996), como Guareschi, mostram a importância desta interligação no processo cognitivo. A representação, como um processo mental, carrega sempre um sentido simbólico. Jodelet (1988) identifica no ato de representar cinco características fundamentais: 1) representa sempre um objeto; 2) é imagem e com isso pode alterar a sensação e a ideia, a percepção e o conceito; 3) tem um caráter simbólico significante; 4) tem poder ativo e construtivo; 5) possui um caráter autônomo e generativo. “
e) Não há distinção entre representações sociais e representações coletivas.
Errado. Representações sociais e representações coletivas não são a mesma coisa, veja:
“Deve-se fazer uma distinção entre RS e as Representações Coletivas, como empregadas por Durkheim. Sperber (1985), ao explicar a diferença, faz uma analogia com a medicina: diz ele que a mente humana é susceptível de representações culturais, do mesmo modo que o organismo humano é susceptível de doenças. Ele divide as representações em: coletivas – representações duradouras, amplamente distribuídas, ligadas à cultura, transmitida lentamente por gerações, “são tradições” e se comparam à endemia; e sociais – são típicas de culturas modernas, espalham-se rapidamente por toda a população, possuem curto período de vida, são parecidos com os “modismos” e se comparam à epidemia.”
Assim, a resposta correta é Letra D, mas a banca considerou como gabarito a Letra B.
Fonte: http://pablo.deassis.net.br/wp-content/uploads/Psicologia-social-contemporanea-Maria-da-Graca-Correa-Jacques.pdf
Deixe um comentário