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Como uma das possíveis marcas da produção teórica e prática da Psicologia Comunitária, pode-se ter:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias.

Análise das alternativas:

 

a)  A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias.

 

CORRETA. Esta é a uma das marcas da produção teórica e prática da psicologia social comunitária nos anos 80 e 90.
 

b)  A busca da autogestão como única maneira de termos as comunidades vivendo sua autonomia em nossa sociedade.

 

INCORRETA. As práticas autogestionárias são apenas uma das formas de as comunidades viverem sua autonomia. 
 

c)  A definição junto a ONG de como devem agir na solução imediata dos problemas sociais que atingem apenas parte de nossa população.

 

INCORRETA.  Não é considerada uma marca da produção teórica e prática da Psicologia Comunitária. 
 

d)  A orientação das comunidades urbanas marginalizadas em como se conscientizarem de direitos, já que não se organizam sozinhas.

 

INCORRETA. As comunidades urbanas marginalizadas tem capacidade de se organizar sozinhas. O psicólogo inserido na comunidade atua como mediador/facilitador da definição pela própria comunidade das suas prioridades. Isso assume caráter de estratégia de ação da psicologia comunitária.
 

e)  A definição de ações político-partidárias como únicas capazes de garantir a tomada de consciência da realidade vivida.

 

INCORRETA. Na verdade, a psicologia comunitária enfatiza o compromisso ético político. Ético, no sentido de estabelecer condições apropriadas para o exercício da cidadania, da democracia e da igualdade entre os pares; político, ao questionar todas as formas de opressão e de dominação.

 


Para maiores informações sobre o assunto:

 

CAMPOS, R.H.de F.(org.). Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. 9ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.  

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