Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Conforme Ferreira e Oliveira (2010), a psicologia latino – americana ou a sócio-histórica tem contribuído consideravelmente para a compreensão dos processos geradores de exclusão no Brasil.

 

Acerca da psicologia social crítica (a terceira vertente), sabe-se que ela é

Resposta:

A alternativa correta é letra E)  sócio-histórica, com base marxista e com o intuito de propor transformações nas estruturas sociais que mantêm o status quo.

Em artigo, Gruda (2016) discorre sobre as características da psicologia social crítica. Nas considerações finais, o autor pontua:

Psicologia Social Crítica [...] trata-se fundamentalmente de uma Psicologia que se vincula ao pensamento do materialismo histórico-dialético propagado pelas ideias marxistas (Parker, 2003, 2009a) e por um entendimento de que o sujeito é constituído e se constitui de modo sócio-histórico (Abrantes, Silva & Martins, 2005; Lane, 1985) e por meio dos tensionamentos e contradições ao se relacionar com os outros (Guareschi, 2012), com a cultura e com a linguagem (Íbañez & Iñiguez, 1997; Parker, 2015).


Com base no trecho acima, podemos dizer que a ALTERNATIVA E é a mais coerente com as características da psicologia social crítica.

Erros das demais alternativas:

a)  influenciada fortemente pela psicologia social americana, de base cognitivista.

b)  peculiarmente social sociológica e marxista.

c)  dinamicamente sócio-histórica e com base marxista, pois considera a capacidade de transformação dos agentes sociais sem levar em considerações as questões psicológicas.

d)  plural e de base cognitivista.

 


Fonte: GRUDA, Mateus Pranzetti Paul. Breves considerações, comentários e ideias acerca de uma Psicologia Social Crítica. Pesqui. prát. psicossociais,  São João del-Rei ,  v. 11, n. 2, p. 514-526, dez.  2016

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *