Continua após a publicidade..
Considerando a Identidade e os Papéis Sociais, podemos afirmar que:
- A) são conceitos independentes, portanto, não há influencia de um sobre o outro.
- B) numa sociedade que possui papéis sociais rígidos, a identidade do sujeito tenderá a reproduzir essa rigidez. A cristalização dos papéis sociais favorece a constituição de uma identidade mais cristalizada, portanto mais forte e saudável.
- C) os papéis sociais irão determinar a identidade do sujeito.
- D) há uma reciprocidade, ou seja, a identidade do sujeito será moldada pelas características dos papéis sociais num determinado momento histórico, mas, também, fornecerá elementos que influirão na constituição desses papéis sociais.
- E) a rigidez dos papéis sociais favorece o processo de formação da identidade, pois impede a manifestação da diversidade que sempre dificulta os processos identificatórios.
Resposta:
Alternativa D: Há uma reciprocidade entre identidade e papéis sociais. Isso significa que a identidade de um indivíduo é influenciada pelos papéis sociais que ele desempenha em um determinado contexto histórico e cultural. Por sua vez, a identidade individual também pode influenciar e modificar os papéis sociais existentes.
Essa interação dinâmica entre identidade e papéis sociais é fundamental para entender como as pessoas se percebem e são percebidas pelos outros em suas comunidades. Os papéis sociais fornecem um quadro de referência para o comportamento esperado em determinadas situações, enquanto a identidade pessoal pode desafiar e expandir esses papéis, levando a mudanças sociais e culturais.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário