Considerando as questões étnico- raciais na Psicologia assinale a alternativa INCORRETA:
- A) O racismo pode ser considerado como uma fonte de insegurança e sofrimento psíquico, dessa forma produzindo impactos sobre a saúde mental do indivíduo e prejudicando seu desempenho social.
- B) O psicólogo em sua atuação clínica ao conduzir o processo terapêutico de pessoas negras não necessita relacionar aspectos do sofrimento psíquico à aspectos étnico raciais.
- C) O racismo institucional possibilita a não percepção real do racismo, reflexo de uma sociedade fundada sobre o mito da democracia racial.
- D) Crescimento e questionamento, mecanismos de defesa psíquicos e dilaceramento psíquico são exemplos de efeitos psicossociais em vítimas de racismo.
- E) Para que haja a manutenção de certa integridade psíquica e intersubjetiva algumas vítimas de racismo negam ou se identificam com o racista.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O psicólogo em sua atuação clínica ao conduzir o processo terapêutico de pessoas negras não necessita relacionar aspectos do sofrimento psíquico à aspectos étnico raciais.
Considerando as questões étnico-raciais na Psicologia assinale a alternativa INCORRETA:
a) O racismo pode ser considerado como uma fonte de insegurança e sofrimento psíquico, dessa forma produzindo impactos sobre a saúde mental do indivíduo e prejudicando seu desempenho social.
O CFP refere o seguinte:
"Esse discurso, ao propagar a ideia enganosa do mérito, desconsidera que, em função principalmente do racismo, os negros(as) têm acesso às escolas públicas de pior qualidade, ou seja, aprendem menos, bem como que o racismo causa (ou pode causar) insegurança e sofrimento psíquico, o que pode dificultar significativamente o desempenho do aluno no ato de prestar vestibular."
Assertiva Correta.
b) O psicólogo em sua atuação clínica ao conduzir o processo terapêutico de pessoas negras não necessita relacionar aspectos do sofrimento psíquico à aspectos étnico raciais.
O psicólogo precisa, sim, relacionar esses aspectos. Observe o que diz o texto do CFP:
"Na escola, crianças negras são frequentemente consideradas crianças 'problema', tendo menor investimento por parte de educadores. Elas são frequentemente encaminhadas para atendimento psicológico e se a(o) psicóloga(o) clínico ou escolar não estiver atento à temática racial, tratará a situação como se fosse um problema da criança e de sua família, negligenciando o racismo o seu enfrentamento institucional, interpessoal e intrapsíquico"
Assertiva Falsa.
c) O racismo institucional possibilita a não percepção real do racismo, reflexo de uma sociedade fundada sobre o mito da democracia racial.
De acordo com o CFP:
"Dessa forma, o racismo institucional possibilita a não percepção real do racismo, sobretudo, porque, e como já mencionado, o Brasil constituiu-se sobre o mito da democracia racial."
Assertiva Correta.
d) Crescimento e questionamento, mecanismos de defesa psíquicos e dilaceramento psíquico são exemplos de efeitos psicossociais em vítimas de racismo.
Afirmativa coerente com o texto do CFP:
"De acordo com Costa (2012) – a partir de escritos psicanalíticos de Benghozi sobre malhagens, desmalhagens e remalhagens vinculares –, de maneira geral, é possível delinearmos três efeitos psicossociais do racismo para a vítima. São eles:
(a) Crescimento e questionamento: o sujeito, apoiado, por exemplo, em construções culturais e políticas contra o racismo, em laços familiares e amistosos..., percebe o impacto do racismo vivido e constrói recursos psíquicos e sociais para enfrentá-lo. Esse é o caso, por exemplo, daqueles que escolhem lutar contra o racismo. Para enfrentá-lo e propor mudanças estruturais é preciso ter consciência dele, saber que se trata de uma estratégia de dominação e, sobretudo, sentir-se habitante e pertencente ao seu corpo negro, bem como valorizar as histórias e expressividades culturais de origem negra.
(b) Utilização de mecanismos psíquicos defensivos contra o racismo: há sujeitos que, afetados pelo impacto da dominação racista, numa tentativa de não enfrentar a discriminação vivida, fazem uso de mecanismos de defesa (por exemplo, negação e identificação com o agressor) para que haja a manutenção de certa integridade psíquica e intersubjetiva.
(c) Dilaceramento psíquico: há aqueles em que o efeito do racismo é vivido como catastrófico, esses precisam de uma gama variada de apoio para se refazer do trauma vivido, o que pode incluir terapia individual, familiar, acesso a políticas públicas reparadoras etc"
Assertiva Correta.
e) Para que haja a manutenção de certa integridade psíquica e intersubjetiva algumas vítimas de racismo negam ou se identificam com o racista.
Essa alternativa também está de acordo com o CFP:
"há sujeitos que, afetados pelo impacto da dominação racista, numa tentativa de não enfrentar a discriminação vivida, fazem uso de mecanismos de defesa (por exemplo, negação e identificação com o agressor) para que haja a manutenção de certa integridade psíquica e intersubjetiva."
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra B.
Deixe um comentário