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Considerando o debate de Lane (2006) sobre identidade social e consciência de si, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.


(   ) A identidade social é definida pelo conjunto de papéis sociais desempenhados pelos sujeitos, no entanto, estes papéis não são responsáveis pela manutenção das relações sociais.


(   ) A identidade social exerce uma mediação ideológica entre os sujeitos e é conseqüência das livres escolhas que os sujeitos fazem no conviver social.


(   ) A consciência de si não é capaz de alterar a identidade social.


(   ) Nossos papéis e nossa identidade social reproduzem, no nível ideológico e no da ação, as relações de dominação necessárias para manutenção da sociedade de classe.


(   ) Para que seja possível desenvolver a consciência de si, é preciso questionar como a nossa história de vida é determinada pelas condições históricas do nosso grupo social.


A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) F-F-F-V-V

Gabarito Letra E

(F) A identidade social é definida pelo conjunto de papéis sociais desempenhados pelos sujeitos, no entanto, estes papéis não são responsáveis pela manutenção das relações sociais.

Falso. A função básica da identidade social é a manutenção das relações sociais.

“é importante uma reflexão sobre o que, de fato, representa a identidade social, definida pelo conjunto de papéis que desempenhamos. Como vimos, estes papéis atendem, basicamente, à manutenção das relações sociais representadas, no nível psicológico, pelas expectativas e normas que os outros envolvidos esperam sejam cumpridas ("sou expansiva, brincalhona" ou, simplesmente, "simpático, extrovertido"). É neste sentido que questionamos quanto a "identidade social" e "papéis" exercem uma mediação ideológica, ou seja, criam uma "ilusão" de que os papéis são "naturais e necessários", e que a identidade é conseqüência de "opções livres" que fazemos no nosso conviver social, quando, de fato, são as condições sociais decorrentes da produção da vida material que determinam os papéis e a nossa identidade social.”


(F) A identidade social exerce uma mediação ideológica entre os sujeitos e é conseqüência das livres escolhas que os sujeitos fazem no conviver social.

Falso. Lane, na verdade, questiona essa visão, como vimos no trecho apresentado na afirmativa anterior.


(F) A consciência de si não é capaz de alterar a identidade social.

Falso. A consciência de si, é sim, capaz de mudar a identidade social.

“Deste modo entendemos que a consciência de si poderá alterar a identidade social, na medida em que, dentro dos grupos que nos definem, questionamos os papéis quanto à sua determinação e funções históricas — e, na medida em que os membros do grupo se identifiquem entre si quanto a esta determinação e constatem as relações de dominação que reproduzem uns sobre os outros, é que o grupo poderá se tornar agente de mudanças sociais. "A consciência individual do homem só pode existir nas condições em que existe a consciência social" (A. Leontiev, O Desenvolvimento do Psiquismo, p. 88).”


(V) Nossos papéis e nossa identidade social reproduzem, no nível ideológico e no da ação, as relações de dominação necessárias para manutenção da sociedade de classe.

Verdadeiro. Veja:

“Se assumirmos que somos essencialmente a nossa identidade social, que ela é conseqüência de opções que fazemos devido a nossa constituição biogenética, ou temperamento, ou mesmo atrações de personalidade, como aspectos herdados geneticamente, sem examinarmos as condições sociais que, através da nossa história pessoal, foram determinando a aquisição dessas características que nos definem, só poderemos estar reproduzindo o esperado pelos grupos que nos cercam e julgados "bem ajustados".

Porém, se questionarmos o quanto a nossa história de vida é determinada pelas condições históricas do nosso grupo social, ou seja, como estes papéis que aprendemos a desempenhar foram sendo definidos pela nossa sociedade, poderemos constatar que, em maior ou menor grau, eles foram sendo engendrados para garantir a manutenção das relações sociais necessárias para que as relações de produção da vida se reproduzam sem grandes alterações na sociedade em que vivemos. Ou seja, constataremos que nossos papéis e a nossa identidade reproduzem, no nível ideológico (do que é "idealizado", valorizado) e no da ação, as relações de dominação, como maneiras "naturais e universais" de ser social, relações de dominação necessárias para a reprodução das condições materiais de vida e a manutenção da sociedade de classes onde uns poucos dominam e muitos são dominados através da exploração da força de trabalho.”


(V) Para que seja possível desenvolver a consciência de si, é preciso questionar como a nossa história de vida é determinada pelas condições históricas do nosso grupo social.

Verdadeiro. Essa informação pode ser apreendida do trecho apresentado na afirmativa anterior.

 

Assim, a sequência correta é F F F V V

Gabarito Letra E.

 

Referência

LANE, Silvia T. O que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2006.

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