Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando os argumentos de Enriquez (2001) sobre grupos minoritários, é INCORRETO afirmar que um grupo minoritário

Resposta:

A alternativa correta é letra B) nunca se arrisca para triunfar o que presidiu de sua fundação.

Gabarito: Letra B

Considerando os argumentos de Enriquez (2001) sobre grupos minoritários, é INCORRETO afirmar que um grupo minoritário

 

Vamos, primeiro, relembrar as características do grupo minoritário:

“Só um grupo minoritário (como os psicanalistas – e FREUD em primeiro lugar –, os primeiros psicossociólogos e numerosos outros exemplos), isto é, um grupo que tem a comunicar uma mensagem nova, a proclamar uma visão nova do mundo (ou, mais modestamente, de uma profissão ou de uma disciplina), a manifestar uma conduta desviante em relação às normas da instituição ou da sociedade, pode ser capaz de se arriscar para fazer triunfar o que presidiu sua fundação. As idéias novas, nós o sabemos, são o feito de um número muito pequeno de pessoas, algumas vezes de uma só3 , lutando contra o que IBSEN já denominara “a maioria compacta”, encarnação da ordem estabelecida e das idéias esclerosadas e enrijecidas. Essas pessoas sabem que, geralmente, têm poucas chances de serem bem sucedidas e as mais conscientes pressentem que, no caso de sucesso, são sobretudo os seus discípulos e seguidores que ganharão com esse avanço. Pouco importa. “A dissidência de um só” (retomando a bela expressão de MOSCOVICI4 sobre SOLZHENITSYN) pode, progressivamente, se tornar a dissidência de muitos, propagar-se como uma mancha de óleo e, talvez mesmo, triunfar. IBSEN acreditava nos que diziam que “é a minoria que tem sempre razão”. Eu serei menos afirmativo, mas direi que, caso uma minoria, um dia, queira triunfar, ela deve, imperativamente, acreditar que está com a razão. Do contrário, sua luta não terá alma nem razão de ser”


a)  comumente, tem a manifestar condutas desviantes.
b)  nunca se arrisca para triunfar o que presidiu de sua fundação.
c)  tem tendência a proclamar uma visão nova de mundo.
d)  tem, em potencial, uma mensagem nova a ser comunicada.

 

Todas as afirmativas estão corretas, menos a letra B, uma vez que esses grupos podem ser capazes de se arriscar para fazer triunfar o que presidiu sua fundação.

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: Psicossociologia; análise social e intervenção / André Lévy et al.; organizado e traduzido por Marília Novais da Mata Machado et al. – Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *