Considerando os serviços na Proteção Social Básica e o trabalho do psicólogo, assinale a alternativa correta.
- A) O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem a potência de trabalhar com atividades culturais, não constituindo um fim em si mesmas, mas fortes estratégias metodológicas que favorecem a convivência.
- B) A atuação do psicólogo no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) relaciona-se à atuação preventiva e restrita a atendimentos particularizados, com escuta qualificada ao enfoque familiar e social da situação relatada.
- C) O Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas é complementar à ação do PAIF e amplia a atuação de prevenção na proteção social básica.
- D) O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é o principal serviço ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por isso deve ocorrer no território de abrangência, em espaços além do próprio equipamento CRAS.
- E) Nos Serviços do PAIF, do SCFV e de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas, os psicólogos deverão construir em conjunto com as famílias o Plano de Acompanhamento Familiar, contendo o planejamento do processo e as avaliações do acompanhamento familiar.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão anulada
Considerando os serviços na Proteção Social Básica e o trabalho do psicólogo, assinale a alternativa correta.
a) O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem a potência de trabalhar com atividades culturais, não constituindo um fim em si mesmas, mas fortes estratégias metodológicas que favorecem a convivência.
Certo! O SCFV não tem como um objetivo em si as atividades culturais, mas essas podem ser bons recursos para a convivência.
b) A atuação do psicólogo no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) relaciona-se à atuação preventiva e restrita a atendimentos particularizados, com escuta qualificada ao enfoque familiar e social da situação relatada.
Errado. A atuação não é restrita a atendimentos particularizados.
“A atuação da psicóloga e do psicólogo no PAIF potencializa estratégias metodológicas que possibilitam o conhecimento do território e a articulação com diversos atores. Tem como desafio uma atuação preventiva e não restrita a atendimentos particularizados. Porém, para atendimento de PAIF ou de escutas qualificadas, os atendimentos individualizados são adequados, assim como duplas ou grupos de famílias, focando no enfoque familiar e social da situação relatada, bem como nas perspectivas de fortalecimento pessoal para buscar formas de sair da situação de vulnerabilidade vivenciada.”
c) O Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas é complementar à ação do PAIF e amplia a atuação de prevenção na proteção social básica.
Certo! Esse serviço tem potencial para reconhecer situações de vulnerabilidade de pessoas com deficiência e idosas, complementando a ação do PAIF.
d) O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é o principal serviço ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por isso deve ocorrer no território de abrangência, em espaços além do próprio equipamento CRAS.
Errado. O PAIF e o SCFV acontecem no CRAS, e ambos têm grande relevância, não sendo um o principal.
e) Nos Serviços do PAIF, do SCFV e de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com
deficiência e idosas, os psicólogos deverão construir em conjunto com as famílias o Plano de Acompanhamento Familiar, contendo o planejamento do processo e as avaliações do acompanhamento familiar.
Errado. É no PAIF, apenas, que há esse planejamento conjunto.
“No trabalho social com famílias no PAIF, psicólogas e psicólogos deverão construir em conjunto com as famílias o Plano de Acompanhamento Familiar, documento que deve conter o planejamento do processo e avaliações do acompanhamento familiar. Um desdobramento possível usando o Prontuário do SUAS, que articula informações da família e organiza o plano de acompanhamento familiar.”
Como há duas alternativas corretas, a questão foi anulada.
Fonte: http://www2.cfp.org.br/consultapublica/2016/conpas/docs/notaTecnica.pdf
Deixe um comentário