Considerando que os processos sociais nas organizações são centrais para se compreender o comportamento humano no contexto de trabalho, julgue o item a seguir, relativos a grupos sociais.
A facilitação social é um fenômeno de influência social e diz respeito a melhora de desempenho em uma tarefa quando essa tarefa é simples ou bem aprendida pelo trabalhador e executada na presença de outras pessoas.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito Item Certo
Certo. O fenômeno da melhora do desempenho quando na presença de outras pessoas, desde que a tarefa seja simples ou bem aprendida, é chamada de facilitação social, e foi estudada por Norman Triplett.
“Como os grupos afetam nosso comportamento? Para descobrir, os psicólogos sociais estudam as várias influências que operam nos grupos mais simples — uma pessoa na presença de outra — e aquelas que operam em grupos mais complexos, tais como famílias, times e comitês. facilitação social respostas mais intensas a tarefas simples ou bem aprendidas na presença de outros.”
“Facilitação Social Tendo notado que os tempos de corrida dos ciclistas eram mais rápidos quando competiam uns com os outros do que quando competiam com o relógio, Norman Triplett (1898) aventou a hipótese de que a presença de outros melhorava o desempenho. Para testar sua hipótese, Triplett pediu a adolescentes que recolhessem a linha no molinete o mais depressa possível. Ele descobriu que eles o faziam mais rapidamente na presença de alguém que estivesse fazendo o mesmo. Esse fenômeno de desempenho mais forte na presença de outros é denominado facilitação social. Por exemplo, depois de o sinal mudar para verde, motoristas levam cerca de 15% menos tempo para viajar 100 metros quando há outro carro ao lado deles no cruzamento do que quando estão sozinhos (Towler, 1986). Mas em tarefas mais difíceis (aprender sílabas sem sentido e resolver problemas complexos de multiplicação), o desempenho das pessoas é inferior quando são observadas ou quando estão na presença de outros fazendo a mesma atividade. Estudos posteriores revelaram por que a presença de outros às vezes ajuda e às vezes atrapalha o desempenho (Guerin, 1986; Zajonc, 1965). Quando outras pessoas nos observam, ficamos excitados. A excitação fortalece a resposta mais provável — a correta em tarefas fáceis, a errada em tarefas difíceis. Assim, quando estamos sendo observados, executamos as tarefas bem conhecidas mais rápida e acertadamente, e as tarefas não dominadas menos rápida e acertadamente.”
Fonte: Myers, David G. Piscologia - Rio de Janeiro : LTC, 2015.
Deixe um comentário