Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere a citação:


Como já foi exposto por outros autores, o balanço dos diversos significados atribuídos ao termo demonstra uma ampla difusão de usos, abrangendo desde o sentimento das minorias (negros, homossexuais, deficientes físicos), como desempregados, pobres, sem-habitação, sem-teto etc… Tradicionalmente, o termo se aplicou a favelados, meninos de rua, catadores de lixo, periferias, um lúmpen, ou a um certo tipo de privação, discriminação ou banimento.

 

(Verás, Maura Pardini Bicudo, 2004)


Tal citação diz respeito ao conceito de:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E)   Exclusão.

Análise das alternativas:

a)  Privação.

 

INCORRETA. Privação diz respeito à falta ou ausência de algo. O enunciado menciona o sentimento das minorias, não citando a ausência de algo. Além disso, na última frase, mencionou que a expressão se aproxima de um certo tipo de privação. Assim, concluímos que não é a palavra exata para a descrição.
 

b)  Mediação.

 

INCORRETA. Mediação é uma expressão de sentido positivo. Pela descrição do enunciado, conseguimos supor que a questão se refere a uma expressão de sentido negativo. Assim, podemos descartá-la.
 

c)  Culpabilização.

 

INCORRETA. O enunciado menciona certos estereótipos. Culpabilização não é um termo que se encaixa na descrição. 

 

d) Transformação.

 

INCORRETA. Assim como mediação, transformação é um termo de sentido positivo. Pela descrição do enunciado, conseguimos supor que o termo pedido possui um sentido negativo, que se refere ao sentimento das minorias, que é combustível para o surgimento de estereótipos na sociedade. 

 

e) Exclusão.

CORRETA. O enunciado apresenta uma visão estigmatizante com relação aos grupos mencionados (favelados, meninos de rua, catadores de lixo, periferias) e cita o termo como relacionado ao sentimento das minorias, o que nos leva a supor que se refere ao termo exclusão. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *