De acordo com a autora Silvia Lane naquilo que se refere à psicologia social é INCORRETO afirmar que:
- A) O objetivo da psicologia social é conhecer o Indivíduo no conjunto de suas relações sociais apenas, e responderá à questão de como o homem é sujeito da sua própria vida apenas.
- B) Tem por objetivo conhecer o Indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Assim a Psicologia Social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da História e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia.
- C) É dentro do materialismo histórico e da lógica dialética que vamos encontrar os pressupostos epistemológicos para a reconstrução de um conhecimento que atenda à realidade social e ao cotidiano de cada indivíduo e que permita uma intervenção efetiva na rede de relações sociais que define cada individuo objeto da Psicologia Social.
- D) A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, está entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para continuidade da sociedade. A grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O objetivo da psicologia social é conhecer o Indivíduo no conjunto de suas relações sociais apenas, e responderá à questão de como o homem é sujeito da sua própria vida apenas.
De acordo com a autora Silvia Lane naquilo que se refere à psicologia social é INCORRETO afirmar que:
a) O objetivo da psicologia social é conhecer o Indivíduo no conjunto de suas relações sociais apenas, e responderá à questão de como o homem é sujeito da sua própria vida apenas.
Essa afirmativa distorce o texto de Silvia Lane, que veremos logo abaixo.
Assertiva Falsa.
b) Tem por objetivo conhecer o Indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Assim a Psicologia Social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da História e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Lane:
"Toda Psicologia é Psicologia Social
Esta afirmação não significa reduzir as áreas especificas da Psicologia à Psicologia social, mas sim cada uma assumir dentro da sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano. Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz desta concepção do ser humano - é a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano isolando-o ou fragmentando-o, como se este existisse em si e por si.
Também com esta afirmativa não negamos a especificidade da Psicologia social - ela continua tendo por objetivo conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Porém, agora a Psicologia social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da História e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia."
Assertiva Correta.
c) É dentro do materialismo histórico e da lógica dialética que vamos encontrar os pressupostos epistemológicos para a reconstrução de um conhecimento que atenda à realidade social e ao cotidiano de cada indivíduo e que permita uma intervenção efetiva na rede de relações sociais que define cada individuo objeto da Psicologia Social.
Essa alternativa está de acordo com o texto de Lane, veja:
"É dentro do materialismo histórico e da lógica dialética que vamos encontrar os pressupostos epistemológicos para a construção do conhecimento que atenda a realidade social e ao cotidiano de cada indivíduo e que permita uma intervenção efetiva na rede de relações sociais que define cada indivíduo – objeto da psicologia social."
Assertiva Correta.
d) A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, está entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para continuidade da sociedade. A grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive.
Afirmativa de acordo com Lane:
"A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o individuo e a sociedade, está entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade.
Porém a história não é estática nem imutável, ao contrário, ela está sempre acontecendo, cada época gerando o seu contrário, levando a sociedade a transformações fundamentalmente qualitativas. E a grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive."
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra A.
Deixe um comentário