De acordo com a visão da Psicologia Social, é correto afirmar que a família
- A) é lócus da estruturação da vida psíquica que organiza a vida emocional de seus membros.
- B) constitui um microcosmo que cumpre sua função ideológica de maneira autônoma.
- C) atualmente é instância dispensável no processo de imposição da ideologia dominante.
- D) tem função essencialmente biológica, que assegura a sobrevivência da espécie.
- E) se constitui em torno de uma necessidade material somente nas configurações monogâmicas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) é lócus da estruturação da vida psíquica que organiza a vida emocional de seus membros.
De acordo com a visão da Psicologia Social, é correto afirmar que a família
A questão está baseada no seguinte texto:
"A partir disso podemos fazer algumas considerações que nos ajudam a situar 0 presente estudo. A primeira delas é que a família não é algo natural, biológico, mas uma instituição criada pelos homens em relação, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos diferentes, para responder às necessidades sociais. Sendo uma instituição social, possui também para os homens uma representação que é socialmente elaborada e que a orienta a conduta de seus membros.
A segunda consideração é que a família, qualquer que seja sua forma, constitui-se em torno de uma necessidade material: a reprodução. Isso não significa que é necessário haver uma determinada forma de família para que haja a reprodução, mas que esta é condição para a existência da família.
A terceira consideração é que, além da sua função ligada à reprodução biológica, a familia exerce também uma função ideológica.
(...)
Como a ideologia opera na família? Ela começa por apresentar uma noção ideologizada da própria família. Essa noção, veiculada principalmente pelos pais, os principais agentes da educação, ensina a ver a família como algo natural e universal e, por isso, imutável. Depois passa a apresentar da mesma forma o mundo extra-familiar e todas as relações sociais. É claro que a família cumpre sua função ideológica em complementação a outros agentes sociais. Sua importância, às vezes relativizada no processo global da transmissão da ideologia dominante, não pode ser negada. Althusser, por exemplo, ao descrever as instituições usadas pelo Estado na manutenção da dominação política da burguesia, considera a família um importante aparelho ideológico, embora afirme ser a escola o aparelho ideológico mais utilizado.
(...)
Para entendermos mais profundamente como a família cumpre suas funções de agente da reprodução ideológica é necessário voltarmos a atenção para o seu funcionamento interno. Nesta perspectiva, podemos observar 0 que mais a diferencia de outros grupos: ela é o lócus da estruturação da vida psíquica. E a maneira peculiar com que a família organiza a vida emocional de seus membros que lhe permite transformar a ideologia dominante em uma visão de mundo, em um código de condutas e de valores que serão assumidos mais tarde pelos indivíduos."
Fonte: "Psicologia Social: o homem em movimento" (Lane)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) é lócus da estruturação da vida psíquica que organiza a vida emocional de seus membros.
b) constitui um microcosmo que cumpre sua função ideológica de maneira autônoma.
c) atualmente é instância dispensável no processo de imposição da ideologia dominante.
d) tem função essencialmente biológica, que assegura a sobrevivência da espécie.
e) se constitui em torno de uma necessidade material somente nas configurações monogâmicas.
Deixe um comentário