De acordo com GUARESCHI, sobre o indivíduo, não há nada nele que o relacione ou o ligue a alguma coisa. Tudo converge para o centro. Ele é suficiente em si mesmo, não tem nada a ver com outros e não necessita de outros para sua definição e compreensão. O autor se referiu à concepção de ser humano pela cosmovisão do:
- A) Comunitarismo solidário.
- B) Totalitarismo convergente.
- C) Totalitarismo coletivista.
- D) Liberalismo individualista.
- E) Liberalismo fascista.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Liberalismo individualista.
De acordo com GUARESCHI, sobre o indivíduo, não há nada nele que o relacione ou o ligue a alguma coisa. Tudo converge para o centro. Ele é suficiente em si mesmo, não tem nada a ver com outros e não necessita de outros para sua definição e compreensão. O autor se referiu à concepção de ser humano pela cosmovisão do:
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Na cosmovisão do Liberalismo Individualista, falando em termos bem precisos, não existe o social; o que existe é apenas o individual. E o social, nessa visão, é uma soma de individuais. Somando-se diversos individuais, temos um grupo, que é um amontoado de coisas, mas onde cada ser, indivíduo, mantém sua unidade e singularidade, sem se relacionar com os outros. Para um verdadeiro liberal, por isso, é difícil entender o que seja o "público", o "bem comum", pois só posso aceitar que exista algo que seja público, ou comum, que não se reduza ao individual, se aceitar que exista um "social", diferente do individual. Para o liberal, existe o bem particular, individual; eu tenho de resolver meu problema e ponto final. O Estado, para um autêntico liberal, só tem sentido para defender os interesses particulares dos individuos. Assim também os outros serviços, como a seguran- ça, a saúde, a educação. Tais realidades, para eles, são sociais apenas indiretamente, por tabela, porque são soma de particulares.
Já na visão do Totalitarismo Coletivista, o social é a grande e princi- pal realidade existente: dele deriva o sentido para tudo o mais. O social é tão real como se fosse uma "coisa", une chose, como diziam os criadores da Sociologia. O grupo, o coletivo, é a verdadeira e única realidade, Os elementos desse grupo (as pessoas) passam a ter importância a partir a de sua pertença aos grupos. As pessoas são "peças" da máquina: o que vale é a máquina.
Você vai perceber agora a importância do conceito de relação. Na visão do Comunitarismo Solidário, o social é uma relação, isto é, algo que é singular e ao mesmo tempo múltiplo. Essa visão não reduz o ser humano a um individuo, como o Liberalismo; ele é um ser que implica, necessariamente, outros, Também não existe o grupo: existem pessoas-relações, que formam o grupo, como veremos no item a seguir (44)."
Fonte: "Psicologia social crítica: como pratica e libertação" (Guareschi)
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
a) Comunitarismo solidário.
b) Totalitarismo convergente.
c) Totalitarismo coletivista.
d) Liberalismo individualista.
e) Liberalismo fascista.
Deixe um comentário