Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com o construcionismo social, Berger e Luckmann destacam que, na socialização

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) primária, tem-se um processo em que, a partir da identificação com os outros significativos, a criança interioriza a realidade objetiva, constitui seu mundo subjetivo, tornando-se membro da sociedade.

Gabarito: Letra B

 

De acordo com o construcionismo social, Berger e Luckmann destacam que, na socialização

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

"Socialização Primária


O processo de socialização primária é aquele em que o indivíduo se torna membro da sociedade a partir do contato com seus outros significativos, ou seja, com seus pais e parentes, pessoas próximas, que mediatizam o mundo para ele, apresentando-o como realidade objetiva, selecionando aspectos considerados importantes a serem transmitidos de acordo com sua posição na estrutura social e em função de suas idiossincrasias e racionalidades próprias (Berger, 1998). Mead descreveu esse processo e como formamos os primeiros elementos de nossa personalidade a partir socialização primária.

 

A criança descobre quem ela é ao aprender o que a sociedade. Aprende a desempenhar certos papéis sociais a ter os comportamentos que a sociedade espera dela. Aprende o que é "ser um bom filho", "ser obediente", "ser um bom irmão" etc. Dessa forma, os atores sociais incorporam (inter- nalizam) os primeiros elementos que vão constituir os seus padrões culturais de base, a sua "visão de mundo" - a maneira como percebem e interpretam a realidade. Veremos posteriormente, a partir do conceito de grupo de referência, que indivíduos oriundos do mesmo estrato social tendem a desenvolver uma visão de mundo semelhante em muitos aspectos, compartilhando de elementos culturais como hábitos, crenças, valores e tradições.

 

b) Socialização Secundária


Na socialização secundária passamos a conviver com outros significativos - outros indivíduos além do nosso círculo familiar. Vizinhos, colegas de escola e professores, colegas de trabalho passam a nos apresentar outros modos de pensar e outras formas de comportamento que passam a nos influenciar. Normalmente a socialização secundária se inicia em nosso contato com organizações às quais passamos a pertencer - escola ou trabalho. A internalização de conhecimentos técnicos e profissionais, com vocabulários e formas de comportamento específicos, faz parte da socialização secundária. (...)"

 

Fonte: "Teoria Geral da Administração" (Motta e Vasconcelos)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  primária, a criança forma seu sistema de valores, baseada nas pessoas com quem tem vínculo significativo, que será facilmente questionado e modificado na socialização secundária.


b)  primária, tem-se um processo em que, a partir da identificação com os outros significativos, a criança interioriza a realidade objetiva, constitui seu mundo subjetivo, tornando-se membro da sociedade.


c)  secundária, o adolescente reafirma a realidade da socialização primária como versão única e absoluta, contribuindo para a formação da sua identidade social.


d)  primária e socialização secundária o processo se encerra quando o indivíduo interage com diferentes culturas e apreende outras versões de realidade.


e)  secundária, o conhecimento interiorizado no processo primário precisa ser reforçado por meio de estratégias pedagógicas.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *