De acordo com Rodrigues (2000, p. 21), “a distinção, pois, entre psicologia social e outros setores da psicologia, parece‐nos suficientemente clara, desde que atentemos para o fato de que o que identifica uma determinada área da psicologia é a ênfase posta no estudo de certos fenômenos psicológicos. No caso da psicologia social, o que a caracteriza é a ênfase colocada na influência de fatores situacionais do comportamento interpessoal”.
De acordo com o exposto, a referida ênfase sinaliza que a psicologia social guarda relação tanto com os conhecimentos do senso comum, quanto com o conhecimento científico. Nesse sentido, assinale a alternativa que evidencia, simultaneamente, a relação da psicologia social com o senso comum e com o conhecimento científico.
- A) A relação causal entre indivíduos com condutas estáveis e indivíduos com condutas instáveis é a única que pode ser obtida pela sistematização do conhecimento existente no cotidiano desses indivíduos.
- B) É no estudo da atribuição de causalidade dos comportamentos internos (particularidades dos sujeitos) ou externos aos indivíduos (ambiente), que se pode verificar a relação causal entre essas condutas.
- C) A relação causal entre indivíduos amigos porque possuem valores comuns, e indivíduos menos amigos porque possuem valores conflitivos é dada somente pela sistematização do conhecimento existente no cotidiano desses indivíduos.
- D) É mais provável que indivíduos com valores comuns tendam a ser mais amigos, do que aqueles com valores conflitivos. A confirmação da validade desse conhecimento é possível por meio de sistematizações que irão predizer um novo conhecimento.
Resposta:
Alternativa D: É mais provável que indivíduos com valores comuns tendam a ser mais amigos, do que aqueles com valores conflitivos. A confirmação da validade desse conhecimento é possível por meio de sistematizações que irão predizer um novo conhecimento.
A psicologia social estuda como os indivíduos são influenciados por seu contexto social e como isso afeta seu comportamento interpessoal. A alternativa D reflete essa relação, pois sugere que valores compartilhados (um aspecto situacional) podem influenciar a formação de amizades (um comportamento interpessoal). Além disso, a alternativa reconhece a importância da sistematização do conhecimento, que é uma característica do método científico, para validar e prever fenômenos sociais, ligando assim o senso comum ao conhecimento científico.
Deixe um comentário