Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Desde a ascensão do nazi-fascismo, no período entre as duas guerras mundiais, a psicologia social vem produzindo estudos sobre a exclusão, interrogando-se sobre os motivos pelos quais, em sociedades aparentemente democráticas e igualitárias, sejam aceitas práticas injustas e discriminatórias frente aos considerados “diferentes”. Essas pesquisas indicam que a exclusão se relaciona:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) à atribuição da responsabilidade pela situação à vítima;

De acordo com Sawaia (2001):

A propensão para prejudicar o outro encontra justificações nas concepções de senso comum, sobretudo aquelas que dizem respeito à explicação causal e à atribuição de responsabilidade das situações nas quais a pessoa se acha vitimizada. 

 

Nos contextos sociais, onde dominam valores e crenças que favorecem o desprezo das vítimas, porque elas são vitimas maltratadas, exploradas, pode ser difícil adotar uma posição contrária por temor de nos encontrarmos em uma situação incômoda em relação ao grupo ao qual pertencemos.


Considerando o trecho acima, podemos dizer que a exclusão se relaciona à atribuição da responsabilidade pela situação à vítima;

 

A autora cita o tratamento reservado aos doentes de Aids, quando lhes atribuímos a responsabilidade de sua contaminação. 

 

As outras alternativas mencionam aspectos não associados ao tema proposto. Logo, podemos descartá-las.

 

 

Fonte: SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusão. Análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2001.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *