Continua após a publicidade..
Diversos autores têm apontado as aproximações entre a educação popular e a intervenção comunitária do psicólogo. A Educação Popular, como instrumento teórico-metodológico de atuação, pode ser compreendida como
- A) educação de classes populares, que visa ao trabalho de libertação e de conscientização das classes oprimidas.
- B) perspectiva de metodologia formal-hierárquico autoritária.
- C) metodologia populista baseada em Paulo Freire.
- D) educação baseada na consciência mágica e na valorização do saber popular.
Resposta:
Alternativa A: A Educação Popular é um processo que busca a libertação e a conscientização das classes oprimidas. Ela se fundamenta na ideia de que a educação deve ser um ato de conhecimento crítico, onde os indivíduos aprendem a ler a realidade social para transformá-la. Essa concepção de educação é influenciada pelos trabalhos de Paulo Freire, que enfatizava a importância do diálogo e da problematização como ferramentas para a emancipação dos sujeitos. Portanto, a Educação Popular não se limita ao ensino de conteúdos, mas envolve um processo mais amplo de desenvolvimento da consciência crítica e da capacidade de atuação política e social.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário