É compromisso ético-político do psicólogo na Assistência Social
- A) visar ao enfrentamento e à superação das vulnerabilidades, investindo na apropriação do lugar de protagonista na conquista e afirmação de direitos.
- B) dar resposta ao poder público sobre as demandas apresentadas, com base nas políticas públicas da Assistência Social, sendo cada vez mais independente do papel filantrópico e da solidariedade social do setor privado.
- C) compreender o sujeito e a comunidade em sua forma fragmentada e única, visando ao enfrentamento, naturalização da violação de direitos e contradições sociais.
- D) manter o processo assistencial e tutelar para que o usuário se aproprie de seus direitos.
- E) reconhecer-se dentro do trabalho em rede, capilarizado, articulado, visando ao atendimento às necessidades ocasionais da realidade local.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) visar ao enfrentamento e à superação das vulnerabilidades, investindo na apropriação do lugar de protagonista na conquista e afirmação de direitos.
Gabarito Letra A
É compromisso ético-político do psicólogo na Assistência Social
a) visar ao enfrentamento e à superação das vulnerabilidades, investindo na apropriação do lugar de protagonista na conquista e afirmação de direitos.
Certo.
“Este é o nosso compromisso ético-político, cada vez mais implicado com a produção de bem-estar bio-psicossocial, cada vez mais comprometido com a promoção da vida. Propor, a partir das nossas intervenções, atravessar o cotidiano de desigualdades e violências a estas populações, visando o enfrentamento e superação das vulnerabilidades, investindo na apropriação, por todos nós, do lugar de protagonista na conquista e afirmação de direitos.”
b) dar resposta ao poder público sobre as demandas apresentadas, com base nas políticas públicas da Assistência Social, sendo cada vez mais independente do papel filantrópico e da solidariedade social do setor privado.
Errado.
c) compreender o sujeito e a comunidade em sua forma fragmentada e única, visando ao enfrentamento, naturalização da violação de direitos e contradições sociais.
Errado. A ideia é compreender o sujeito e a comunidade em sua forma integral e não fragmentada.
d) manter o processo assistencial e tutelar para que o usuário se aproprie de seus direitos.
Errado. O compromisso é romper com a lógica assistencialista e tutelar, ajudando o sujeito a conquistar seu lugar de protagonista.
e) reconhecer-se dentro do trabalho em rede, capilarizado, articulado, visando ao atendimento às necessidades ocasionais da realidade local.
Errado. O trabalho é permanente e não-ocasional.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília: CFP, 2007.
Deixe um comentário