Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em meados da década de 1970, a psicologia social, por parte da escola Americana, enfrentou uma crise de paradigmas. Com isso, ganhou um novo status e constituiu sua própria identidade ao demonstrar maior preocupação com as configurações e estruturas sociais, em detrimento de uma concepção do indivíduo em sociedade pautada em pesquisas com métodos experimentais, como ocorreu na América Latina e no Brasil. A referida preocupação explicita a articulação com a psicologia de grupos e com a psicologia comunitária. Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Um grupo se configura pela união e reunião de pessoas com objetivo comum, compartilhado por todos os seus membros, os quais podem desempenhar diferentes papéis para a efetivação desse objetivo.

Gabarito: Letra C

Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos, assinale a afirmativa correta.
a)  Um grupo é caracterizado coeso quando seus integrantes se desprendem de maneiras comuns de seguirem as regras previamente estabelecidas.

Errado. Pelo contrário, em um grupo coeso os integrantes seguem regras comuns.

“A coesão grupal é definida por Rodrigues et al. como “[…] a quantidade de pressão exercida sobre os membros de um grupo a fim de que nele permaneçam”. As fontes de coesão são variadas: atração pessoal entre os componentes, atração pela tarefa do grupo e/ou pela positividade de seus resultados, tempo de permanência junto dos membros do grupo, possibilidade de proteção oferecida pelo grupo ou, ainda, atração pelo prestígio que adquirem os seus membros por fazerem parte dele. Qualquer que seja a fonte, a coesão permite que o grupo se mantenha, e grupos coesos têm demonstrado, em variados resultados de pesquisas, índices altos de satisfação dos membros, maior quantidade de comunicação, maior produtividade do grupo e maior quantidade de influência do grupo sobre seus membros. A coesão grupal também tem sido vista como aspecto que facilita a produção de uma cultura própria para o grupo. São linguagens próprias, formas de conduta ou vestimentas e hábitos comuns aos membros do grupo que acabam por gerar uma identidade grupal. Por exemplo, os emos, os hackers, os militantes de um grupo ecológico. A coesão de um grupo tem sido tomada como meta nas intervenções em que se busca produtividade do grupo. São as empresas que passam a denominar seu conjunto de trabalhadores por “família”, na busca da produção de fontes de atração que garantam a permanência das pessoas e, ao mesmo tempo, sua dedicação à tarefa do grupo.”


b)  Por meio da modalidade operativa, os grupos podem ser compreendidos como sendo uma interface das teorias propostas por autores como, por exemplo, Lewin e Freud.

Errado. Os grupos operativos foram propostos por Pichon Rivière.


c)  Um grupo se configura pela união e reunião de pessoas com objetivo comum, compartilhado por todos os seus membros, os quais podem desempenhar diferentes papéis para a efetivação desse objetivo.

Certo!

““Um grupo consiste de duas ou mais pessoas que interagem e partilham objetivos comuns, possuem uma relação estável, são mais ou menos independentes e percebem que fazem, de fato, parte de um grupo”.


d)  Por meio da avalição do clima grupal das influências de lideranças sobre a atmosfera de um grupo é possível propor um clima democrático, autoritário ou de laissez-faire, os quais não dependem da vocação do grupo e do estabelecimento de lideranças que o viabiliza.

Errado. É o líder que adota uma postura democrática, autoritária ou laissez-faire.

“Transportando a noção de campo psicológico para a Psicologia social, Lewin criou o conceito de campo social, formado pelo grupo e seu ambiente. Outra característica do grupo é o clima social, onde uma liderança autocrática, democrática ou laissez-faire irá determinar o desempenho do grupo. Através de um minucioso trabalho experimental, Lewin pesquisou a dinâmica grupal e foi, sem dúvida alguma, um dos psicólogos que mais contribuições trouxeram para a área da Psicologia, contribuições que estão presentes até hoje, embasando as teorias e as técnicas de trabalho com os grupos.”

Nosso gabarito é Letra C

Referência

BOCK, a. m. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.

BOCK, a. m. et al. Psicologia fácil. são Paulo: saraiva, 2011.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *