Ideologia é um tema presente no contexto de imprensa e do senso comum no Brasil desde a deflagração do impeachment de Dilma Rousseff. Contudo, esse é um tema de estudo e pesquisa inerente à Psicologia Social seja de orientação Sociológica, seja de orientação Psicológica. Com base nisso, analise as proposições e o tipo de relação existente entre elas.
I. “A ideologia, enquanto produto histórico que se cristaliza nas instituições, traz consigo uma concepção de homem importante para a reprodução de relações sociais, as quais são fundamentais para manter as relações de produção da vida material da sociedade como tal. A história é dialética, cada sociedade, na organização da produção de sua vida material, dá origem a uma contradição basal, que, ao ser superada, produz uma nova sociedade, qualitativamente diferente da anterior.”
PORÉM
II. Para que a contradição não negue a todo instante a sociedade que se produz, é necessária a mediação ideológica, ou seja, valores, explicações tidas como verdadeiras que reproduzem as relações sociais necessárias para manter as relações de produção.”
Assinale a alternativa correta.
- A) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a relação é falsa.
- B) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a relação é verdadeira.
- C) A afirmativa I é verdadeira, a II é falsa e a relação inexistente.
- D) A afirmativa I é falsa, a II é verdadeira e a relação é inexistente.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a relação é verdadeira.
Gabarito: Letra B
PORÉM
Esses dois trechos são retirados do livro “Psicologia Social: o homem em movimento”, de Silvia Lane, com algumas pequenas alterações, mas apresentando a mesma relação que o texto original traz. Veja na bibliografia:
“Na medida em que o conhecimento positivista descrevia comportamentos restritos no espaço e no tempo, sem considerar a inter-relação infra e superestrutural, estes comportamentos, mediados pelas instituições sociais, reproduziam a ideologia dominante, em termos de freqüência observada, levando a considerá-los como “naturais” e, muitas rezes, "universais” . A ideologia, como produto histórico que se cristaliza nas instituições, traz consigo uma concepção de homem necessária para reproduzir relações sociais, que por sua vez são fundamentais para a manutenção das relações de produção da vida material da sociedade como tal. Na medida em que a história se produz dialeticamente, cada sociedade, na organização da produção de sua vida material, gera uma contradição fundamental, que ao ser superada produz uma nova sociedade, qualitativamente diferente da anterior. Porém, para que esta contradição não negue a todo momento a sociedade que se produz, é necessária a mediação ideológica, ou seja, valores, explicações tidas como verdadeiras que reproduzam as relações sociais necessárias para a manutenção das relações de produção.”
Assim, As afirmativas I e II são verdadeiras, e a relação é verdadeira.
Gabarito Letra B
Referência
Silvia T. M. Lane e Wanderley Codo (org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984
Deixe um comentário