Muitas críticas têm sido feitas à utilização do modelo clássico de realização de pesquisas empíricas no campo dos fenômenos sociais. Segundo essa visão, para se chegar a resultados socialmente relevantes, alguns modelos alternativos de pesquisa vêm sendo propostos. Dentre esses modelos alternativos, os mais divulgados são
- A) a pesquisa exploratória e a pesquisa experimental.
- B) a pesquisa-ação e a pesquisa participante.
- C) a pesquisa descritiva e a pesquisa transversal.
- D) a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica.
- E) a pesquisa quase experimental e a pesquisa ex-post-facto.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a pesquisa-ação e a pesquisa participante.
Gabarito Letra B
Muitas críticas têm sido feitas à utilização do modelo clássico de realização de pesquisas empíricas no campo dos fenômenos sociais. Segundo essa visão, para se chegar a resultados socialmente relevantes, alguns modelos alternativos de pesquisa vêm sendo propostos. Dentre esses modelos alternativos, os mais divulgados são:
O trecho da questão foi parafraseado do livro "Métodos e técnicas de Pesquisa social” de Antônio Carlos Gil, que trás:
“Muitas críticas têm sido feitas ao modelo clássico de pesquisa empírica. (...) As críticas aos procedimentos clássicos de pesquisa, afora os emocionais, têm sido motivadas por razões de ordem prática ou ideológica. As primeiras ressaltam os vultuosos custos da pesquisa e os comparam com seus resultados, nem sempre significativos. (...) As críticas mais veementes contra as pesquisas rigorosamente empíricas têm sido, entretanto, determinadas por razões de ordem ideológica. Os argumentos mais fortes têm sido os que identificam a pesquisa social empírica com formas de controle social.
Com a finalidade de possibilitar a obtenção de resultados socialmente mais relevantes, alguns modelos alternativos de pesquisa vêm sendo propostos, sendo a "pesquisa-ação" e a "pesquisa participante" os mais divulgados.”
Dessa forma, nosso gabarito é Letra B, a "pesquisa-ação" e a "pesquisa participante".
Referência
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Deixe um comentário