Na crítica à violência das cidades, muito se fala da população periférica, tida como responsável por praticar uma série de infrações, contudo, quando refletimos sobre um contexto aprofundado da política, economia e desigualdade, podemos concluir que
- A) a população da periferia não teria interesse em ocupar cargos formais de trabalho, se beneficiando do crime para conseguir maior renda do que os trabalhadores formais.
- B) as políticas públicas sociais para aquisição de renda seriam as responsáveis pelo desinteresse da população da periferia no trabalho formal.
- C) estaria ocorrendo um processo de violência de Estado com a população das periferias, principalmente a população negra e jovem, voltado para a exclusão e extermínio.
- D) não podemos incluir a população negra como alvo da violência de Estado, pois a pobreza abrange várias etnias.
- E) a ausência de políticas públicas para a população pobre não teria relevância na violência constituída no país, já que vivemos em um Estado de livre mercado, baseado na competência e esforço individuais, para a conquista de melhores condições de vida.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) estaria ocorrendo um processo de violência de Estado com a população das periferias, principalmente a população negra e jovem, voltado para a exclusão e extermínio.
Na crítica à violência das cidades, muito se fala da população periférica, tida como responsável por praticar uma série de infrações, contudo, quando refletimos sobre um contexto aprofundado da política, economia e desigualdade, podemos concluir que
a) a população da periferia não teria interesse em ocupar cargos formais de trabalho, se beneficiando do crime para conseguir maior renda do que os trabalhadores formais.
Não é correto afirmar que a população da periferia não teria interesse em ocupar cargos formais de trabalho. Não é uma questão de interesse. Há um contexto que dificulta o acesso ao emprego formal (falta de políticas públicas e graves violações dos direitos humanos).
Também está errado fazer a generalização de que essa população se beneficia do crime.
Assertiva Falsa.
b) as políticas públicas sociais para aquisição de renda seriam as responsáveis pelo desinteresse da população da periferia no trabalho formal.
Como discutimos acima, não é uma questão de desinteresse da população da periferia no trabalho formal.
Assertiva Falsa.
c) estaria ocorrendo um processo de violência de Estado com a população das periferias, principalmente a população negra e jovem, voltado para a exclusão e extermínio.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Arfeli e Crepaldi:
"Esse mesmo Estado neoliberal, embasado e legitimado pelas leis penais liberais, apresenta uma prática autoritária, totalitária e repressiva que por muitas vezes é responsável pela violação de direitos humanos (SUDBRACK, 2004).
Assim, ainda que ideologicamente democrático, tais Estados deliberam políticas que preservam e reforçam práticas violentas direcionadas às camadas populares da sociedade (PINHEIRO, 1994 apud SUDBRACK, 2004), os quais utilizam da argumentação de combate à criminalidade para justificar a intensificação da repressão violenta a indivíduos e/ou populações específicas (QUANDO... 2010).
Desta maneira, a ação violenta do Estado, enquanto Aparelho Repressivo, pode ser validada e até mesmo aplaudida pela população por conta da apropriação da ideologia neoliberal. Assim, segundo De Lima Lopes (2000, p.79):
'Para uma parte da população, os violadores de direitos humanos não são, propriamente, criminosos. Espancar, torturar, violentar, desde que se faça com alguém que 'mereça' isto, não constitui propriamente crime ou violência.'
Entretanto, há um silêncio e desinformação social, assim como a omissão e descompromisso por parte dos órgãos responsáveis pela fiscalização dessa violência institucionalizada (COIMBRA, 2002). Com isso em mente, pode-se afirmar que há 'uma deliberada política de extermínio voltada a segmentos muito determinados da população: jovens do sexo masculino, afrodescendentes e habitantes das periferias e favelas dos centros urbanos' (QUANDO... 2010, p. 1)."
Assertiva Correta.
d) não podemos incluir a população negra como alvo da violência de Estado, pois a pobreza abrange várias etnias.
De acordo com o texto supracitado, a população negra é alvo da violência de Estado.
Assertiva Falsa.
e) a ausência de políticas públicas para a população pobre não teria relevância na violência constituída no país, já que vivemos em um Estado de livre mercado, baseado na competência e esforço individuais, para a conquista de melhores condições de vida.
A ausência de políticas públicas tem, sim, impactos na violência.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário