Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por
- A) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.
- B) violência institucional, provocada pelas disputas de poder entre indivíduos e grupos nas comunidades.
- C) estigmas sociais, entendidos como processos cognitivos em que se forma um conceito sobre o outro, mesmo sem conhecê-lo.
- D) preconceitos, formados com base na discriminação individual e social.
- E) discriminações negativas e positivas em que são tratadas, respectivamente, por suas diferenças e igualdades.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.
Gabarito Letra A
Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por
a) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.
Certo! Essas exclusões sociais são reforçadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais. Essas ideologias referem-se a sistemas de crenças, valores e práticas que legitimam e perpetuam a dominação de certos grupos sobre outros. Elas muitas vezes marginalizam e discriminam as populações socialmente vulneráveis, reforçando sua exclusão social. Além disso, as desigualdades históricas e sociais desempenham um papel significativo na manutenção da vulnerabilidade dessas populações.
b) violência institucional, provocada pelas disputas de poder entre indivíduos e grupos nas comunidades.
Errado. A violência institucional é a provocada por instituições como hospitais, escolas, delegacias, etc.
c) estigmas sociais, entendidos como processos cognitivos em que se forma um conceito sobre o outro, mesmo sem conhecê-lo.
Errado. Esse é o conceito de preconceito, não de estigma social.
d) preconceitos, formados com base na discriminação individual e social.
Errado. A discriminação é consequência do preconceito, não o contrário.
e) discriminações negativas e positivas em que são tratadas, respectivamente, por suas diferenças e igualdades.
Errado. Esses grupos não passam por situações de discriminação positiva.
Nosso gabarito é Letra A.
Deixe um comentário