Na perspectiva de Luckmann & Berger (1973), “a socialização secundária pressupõe a socialização primária”. Sobre essa afirmativa, é possível dizer que:
- A) A socialização primária precede a socialização secundária, sendo esta última a internalização de características da personalidade.
- B) A socialização secundária ocorre na infância em substituição ao processo de socialização primária.
- C) A socialização secundária é o processo subsequente à socialização primária, que introduz conhecimentos e funções específicas próprias às instituições sociais.
- D) O processo de socialização, primário e secundário, ocorre unicamente em grupo, por meio das instituições sociais.
- E) O indivíduo já nasce membro da sociedade, e não se torna membro da sociedade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A socialização secundária é o processo subsequente à socialização primária, que introduz conhecimentos e funções específicas próprias às instituições sociais.
Gabarito: Letra C
Na perspectiva de Luckmann & Berger (1973), “a socialização secundária pressupõe a socialização primária”. Sobre essa afirmativa, é possível dizer que:
a) A socialização primária precede a socialização secundária, sendo esta última a internalização de características da personalidade.
Errado. A socialização secundária não é internalização de características de personalidade.
“Sobre a teorização de Berger e Luckmann (96), Dubar escreve que “o interesse essencial” da obra A Construção Social da Realidade “reside na tentativa de construir uma teoria operatória da socialização secundária que não é uma simples reprodução dos mecanismos da socialização primária” [97]. A socialização secundária é, segundo Dubar, provisoriamente definida por aqueles autores como “interiorização de submundos institucionais especializados” e “aquisição de saberes específicos e de papéis directa ou indirectamente enraizados na divisão do trabalho” (DUBAR, 1997, p. 189). E este sociólogo do trabalho (98) entende que, antes de mais, se trata da “incorporação de saberes especializados -- que chamaremos saberes profissionais -- que constituem saberes de um novo género”. Também eles têm subjacentes um vocabulário, receitas (ou fórmulas, proposições, procedimentos), um programa formalizado e um verdadeiro “universo simbólico” veiculando uma concepção do mundo (Weltsanschauung) ( 99) mas que, “contrariamente aos saberes de base da socialização primária, são definidos e construídos por referência a um campo especializado de actividades e são, portanto, ‘situados diversamente no interior do universo simbólico enquanto globalidade’ (idem, p. 191).”
b) A socialização secundária ocorre na infância em substituição ao processo de socialização primária.
Errado. A socialização secundária não substitui a primária.
c) A socialização secundária é o processo subsequente à socialização primária, que introduz conhecimentos e funções específicas próprias às instituições sociais.
Certo!
d) O processo de socialização, primário e secundário, ocorre unicamente em grupo, por meio das instituições sociais.
Errado.
“A socialização é definida, por estes autores, pela imersão dos indivíduos naquilo que Schütz chama “mundo vivido”, o qual é, simultaneamente, um “universo simbólico e cultural” e um “saber sobre este mundo” [Schütz, citado em DUBAR, 1997). A criança tomaria conhecimento (representaria) o mundo social no qual vive “não como um universo possível entre outros, mas como o mundo, o único mundo existente e concebível, o mundo tout court” (idem), e fá-lo-ia a partir de um “saber de base”, “préreflexivo” e “pré-dado”. Este ‘saber de base’ é adquirido, segundo Berger e Luckmann, com a aprendizagem da linguagem (falar, depois ler e escrever), a partir de “campos semânticos” em que estão organizadas as categorias, com base nas quais “[...] objectiva o mundo exterior no interior de uma linguagem e de um aparelho cognitivo nela fundado; ordena, a partir do interior da linguagem, objectos que são apreendidos enquanto realidades; fornece a estrutura no interior da qual tudo aquilo que ainda não é conhecido acabará por ser mais tarde conhecido (BERGER e LUCKMANN, 1973, p. 94) . A aprendizagem ‘primária’ da linguagem constituiria o processo fundamental da socialização primária “porque assegura em simultâneo ‘a posse subjectiva de um eu e de um mundo’ e, portanto, a consolidação dos papéis sociais” (DUBAR citando Berger e uckmann).”
e) O indivíduo já nasce membro da sociedade, e não se torna membro da sociedade.
Errado. O indivíduo se torna membro da sociedade.
Nosso gabarito é Letra C
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