Na violência juvenil, estão entre os fatores de risco individuais para cometer a violência não sexual:
- A) bom desempenho escolar, inteligência médio superior, explosividade e eventual controle mental.
- B) forte controle do comportamento em geral, menor comportamento de exposição a riscos, inteligência normal e hipoatividade.
- C) atividade frenética, razoável controle do comportamento em geral, capacidade de atenção acentuada e bom desempenho educacional.
- D) eventual comportamento de exposição a riscos, inteligência elevada, impulsividade ocasional e controle exagerado do comportamento.
- E) impulsividade, maior comportamento de exposição a riscos, hiperatividade e inteligência reduzida.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) impulsividade, maior comportamento de exposição a riscos, hiperatividade e inteligência reduzida.
Gabarito Letra E
Na violência juvenil, estão entre os fatores de risco individuais para cometer a violência não sexual:
Michael T. Huss, em seu livro Psicologia Forense (2011), apresenta:
“Os jovens que perpetram violência tendem a cometer uma variedade de crimes e fazem isso com frequência (Farrington e Loeber, 2000). Na verdade, os jovens violentos cometem mais crimes não violentos do que violentos (Hamparian, Schuster, Dinitz e Conrad, 1978). Os fatores de risco individuais para cometer violência não sexual incluem impulsividade, hiperatividade, fraco controle do comportamento em geral, maior comportamento de exposição a riscos, problemas de atenção, inteligência reduzida e fraco desempenho educacional (Farrington e Loeber, 2000).
Como ocorre com o comportamento delinquente geral, para violência juvenil existem muitos fatores de risco relacionados com a família. Ter um genitor que foi condenado por um delito criminal, práticas parentais de criação que compreendem vínculo fraco, disciplina rígida e pouca supervisão, abuso infantil, baixo nível socioeconômico e conflito familiar são fatores de risco para violência juvenil, sendo o comportamento parental criminoso, as práticas de paternagem inadequadas e o baixo status socioeconômico os preditores mais fortes”
Vamos agora dar uma olhada nas alternativas:
a) bom desempenho escolar, inteligência médio superior, explosividade e eventual controle mental. -
Errado. Pelo contrário, fraco desempenho escolar e inteligência reduzida são fatores de risco.
b) forte controle do comportamento em geral, menor comportamento de exposição a riscos, inteligência normal e hipoatividade.
Errado. Tudo errado aqui. É fator de risco fraco controle de comportamento, maior comportamento de exposição a riscos, inteligência reduzida e hiperatividade.
c) atividade frenética, razoável controle do comportamento em geral, capacidade de atenção acentuada e bom desempenho educacional.
Errado.
d) eventual comportamento de exposição a riscos, inteligência elevada, impulsividade ocasional e controle exagerado do comportamento.
Errado.
e) impulsividade, maior comportamento de exposição a riscos, hiperatividade e inteligência reduzida.
Certo! Todos esses são elementos apresentados pelo autor como fatores de risco.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra E.
Referência
HUSS, Michael T. Psicologia Forense. Porto Alegre: Artmed, 2011.
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