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Nas ações da Psicologia Comunitária com os grupos institucionais e comunitários, algumas categorias podem contribuir para o trabalho. Assinale a alternativa em que a categoria está descrita corretamente.

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) Cidadania Emancipatória: cidadania que produz emancipação dos participantes em um processo que possibilita a transformação do indivíduo em sujeito.

 

Nas ações da Psicologia Comunitária com os grupos institucionais e comunitários, algumas categorias podem contribuir para o trabalho. Assinale a alternativa em que a categoria está descrita corretamente.

 

a)  Identidade Individual: características do indivíduo produzidas nas relações estabelecidas socialmente. A Psicologia Social Comunitária considera como algo que já está pronto no adulto.

 

A questão está baseada no artigo "Práticas em psicologia comunitária e processos de mobilização social: provocações para um debate" de Vieira-Silva.

 

Essa alternativa está falsa, pois a Psicologia Social Comunitária não considera a identidade como algo pronto. Veja: 

 

"Identidade Individual e Grupal. Essas categorias adquirem relevância em estudos e práticas da Psicologia Social brasileira e, mais especificamente, da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), a partir dos anos 1980 (Lane, 1984; Ciampa, 1987; Martín-Baró, 1989; Vieira-Silva, 2000). Concordamos com Ciampa (1987), quando diz que a identidade não pode ser definida como algo pronto, acabado. Identidade é processo, é metamorfose, está em constante produção."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Consciência Crítica: categoria trabalhada pela psicanálise, importante nos estudos sobre movimentos sociais.

 

O texto afirma que é uma categoria trabalhada pela Psicologia Sócio-Histórica. Veja o que diz Vieira-Silva:

 

"Consciência Crítica. Categoria trabalhada pela Psicologia sócio-histórica (Leontiev, 1978a; 1978b), consciência ou consciência crítica ganha destaque no Brasil e na América Latina também a partir do final dos anos 1970, com as práticas da Psicologia Social Comunitária (Góis, 1988, 1993). Foi assumida por Silvia Lane como uma das categorias fundamentais do psiquismo humano e tornada foco de investigação no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP nos anos 1990 (Lane; Sawaia, 1995). De lá para cá, vem se tornando uma categoria obrigatória para as ciências humanas, principalmente nos estudos sobre política e movimentos sociais."

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Diversidade Cultural: descreve práticas específicas de determinadas populações, bem como os significados que seus membros compartilham em relação a essas práticas. Nas ações da Psicologia Comunitária, a diversidade não deve ser considerada, pois todos os grupos devem ser tratados com igualdade.

 

A diversidade deve, sim, ser considerada. Segundo Vieira-Silva:

 

"Cultura e Diversidade Cultural. São conceitos que nos ajudam por sua importância 'na descrição das práticas específicas de determinadas populações e dos significados compartilhados pelos membros do grupo em relação à sua prática' (Campos, 1996). Aqui nos importam tanto as formas de convivência com a cultura como as formas de manifestações de muitos grupos diversos sobre seus modos de pensar e de conviver com as artes, com a literatura, com a dança e com a música."

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  Relações de poder: relações de autoridade entre os componentes dos grupos, as quais a Psicologia Comunitária e os movimentos sociais buscam extinguir.

 

Vieira-Silva não fala em extinguir as relações de poder. Observe:

 

"Relações de Poder. Mais igualitárias ou menos autoritárias, relações de poder são parte dos nossos desejos de construção de uma sociedade mais justa e democrática. Com certeza, são parte dos desejos dos movimentos sociais e pretensão de parte dos gestores públicos que procuram implantar políticas mais participativas. Talvez esse seja o nosso maior desafio para a consolidação de uma sociedade democrática, para uma política menos corrupta e mais participativa."

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Cidadania Emancipatória: cidadania que produz emancipação dos participantes em um processo que possibilita a transformação do indivíduo em sujeito.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com Vieira-Silva. Observe:

 

"Cidadania Emancipatória. Categoria trabalhada a partir da sociologia e da política, a cidadania passa a ter novas dimensões com sua incorporação como tema da Psicologia Social Comunitária no Brasil, a partir do final dos anos 1970 e nos anos 1980. Temos trabalhado muito com a concepção de Demo (1988, 2002) que adota o termo cidadania emancipatória, dizendo que não é qualquer cidadania que nos interessa, mas uma cidadania que produza emancipação dos participantes no trabalho cotidiano com os movimentos sociais. A pretensão de transformação do indivíduo em sujeito, proposta pela Psicologia Social Comunitária só se efetiva com o desenvolvimento de processos de emancipação e consciência crítica dos sujeitos envolvidos."

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E.

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