No campo da pesquisa em representações sociais, é preciso manter em perspectiva a pluralidade que constitui os processos representacionais, pluralidade esta que implica o reconhecimento, na estruturação do processo investigativo, de uma série de categorias sem as quais não se pode entender o sentido pleno das representações sociais, sendo necessário estabelecer quem é
- A) o protagonista do conflito; quando ele age agressivamente; a partir de que lugar encontra apoio; o objetivo deste estilo comunicacional.
- B) o autor do ato conclusivo; quando age; a partir de que lugar age; o objetivo desta ação.
- C) o sujeito do trabalho representacional; quando o sujeito sabe; a partir de que lugar o sujeito sabe; o objetivo do sujeito que sabe.
- D) a vítima; quando ela age deste lugar; a partir de que lugar clama por cuidado; o objetivo desta posição no grupo.
- E) o líder do grupo; quando ele atua; a partir de que lugar ele se organiza; o objetivo desta liderança.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) o sujeito do trabalho representacional; quando o sujeito sabe; a partir de que lugar o sujeito sabe; o objetivo do sujeito que sabe.
Levantar a representação de um determinado grupo social é compreender suas construções sociais, grupais, reacionais, individuais e intelectuais em relação à vida. Isso significa que, por ser a representação uma forma de valorização e re-significação daquilo que é comum e diferente a um determinado grupo, requer uma grande escuta do pesquisador em relação a si mesmo e em relação ao outro. Essa escuta derivada do respeito às diferenças instalará as condições necessárias de investigar uma determinada representação social.
Sandra Jovchelovitch (1994) assegura que para compreender o sentido de uma representação social é preciso estabelecer, epistemologicamente, quatro parâmetros ou questões de investigação. São eles:
1) quem é o sujeito do trabalho representacional, ou seja, a identidade de quem sabe;
2) quando o sujeito sabe, ou seja, o momento histórico dos saberes;
3) a partir de que lugar o sujeito sabe, ou seja, o contexto social dos saberes;
4) o objetivo do sujeito que sabe, ou seja, a função e a conseqüência social dos saberes.
Além dessas questões, a investigação na perspectiva da representação social requer o encontro de suas duas categorias: a objetivação e a ancoragem.
Objetivação: processo de materializar aquilo que está apenas na cognição.
Ancoragem: inserir a nova informação ao quadro conceitual já existente, cognitivamente.
De acordo com o trecho acima, concluímos que no campo da pesquisa em representação social é necessário estabelecer quem é o sujeito do trabalho representacional; quando o sujeito sabe; a partir de que lugar o sujeito sabe; o objetivo do sujeito que sabe.
As outras alternativas foram elaboradas também com quatro parâmetros para gerar confusão no candidato, porém não estabelecem nenhuma relação com o tema abordado.
Fonte: PEREIRA, Antônio. Representações sociais da pedagogia na e da empresa sob a ótica de estudantes e pedagogos organizacionais. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, Brasília, jul./dez. 2008.
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