No contexto atual, o termo gênero é usado em contraste com os termos sexo e diferença sexual com o objetivo de criar um espaço no qual as diferenças de comportamento entre homens e mulheres, mediadas socialmente, possam ser
- A) exploradas independentemente das diferenças biológicas.
- B) eliminadas, para o surgimento de um padrão único de conduta.
- C) desvinculadas das ordens social, econômica e política estabelecidas.
- D) atribuídas às características determinadas pela bagagem genética.
- E) entendidas como uma inabilidade para o desempenho dos papéis sociais.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) exploradas independentemente das diferenças biológicas.
Gabarito Letra A
No contexto atual, o termo gênero é usado em contraste com os termos sexo e diferença sexual com o objetivo de criar um espaço no qual as diferenças de comportamento entre homens e mulheres, mediadas socialmente, possam ser
Esse trecho pode ser encontrado em vários livros, cada um referenciando um autor diferente. Vamos ver um deles:
“Gênero é usado em contraste com os termos sexo e diferença sexual com o propósito explicito de criar um espaço no qual as diferenças socialmente mediadas entre homens e mulheres possam ser exploradas independentemente das diferenças biológicas. (UNGER, 1979, apud MUSTIN e MARECK, 1990, p.29)
Daí a construção de gênero como significante categoria da realidade social; fala-se de masculidade, feminilidade como modos de agir independentemente do sexo biológico
De acordo com tal epistemologia o contexto adquire importância capital, pois como diz Bateson (1976), sem contexto não há significado, portanto, nossos significados emergem de nossas interações com o mundo, com os outros, em contextos, situações as mais diversas, e nelas vão sendo construídos. Daí a diversidade de comportamentos femininos e masculinos e de expectativas sociais em relação a eles.
Assim, quando usamos a categoria gênero para falar das relações homem/mulher, estamos nos referindo à ampla gama relacional que implica questões culturais de ordem social, econômica, política, religiosa, responsabilidades no trabalho, na família.”
Vamos, agora, dar uma olhada nas alternativas:
a) exploradas independentemente das diferenças biológicas.
Certo! É isso que encontramos no texto.
b) eliminadas, para o surgimento de um padrão único de conduta.
Errado! O conceito de gênero, pelo contrário, busca diversidade de comportamentos independentemente do sexo biológico, e não a padronização completa, o que seria o extremo oposto.
c) desvinculadas das ordens social, econômica e política estabelecidas.
Errado! De novo, pelo contrário, o conceito de gênero considera que o contexto é fundamental para entender o significado que atribuímos às coisas.
d) atribuídas às características determinadas pela bagagem genética.
Errado! Pelo contrário.
e) entendidas como uma inabilidade para o desempenho dos papéis sociais.
Errado! Essa alternativa é até politicamente incorreta.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.
Referência
CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira. Familia E... Narrativas, Filhos Nos Divorcios, Genealogia, História, Estrutura, Violência, Intervenção Sistêmica, Rede Social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
Deixe um comentário