Continua após a publicidade..
O conceito de interação social enfatiza a dialética entre o indivíduo e a sociedade, o intenso efeito da interação social, da linguagem e da cultura sobre o processo de aprendizagem. Este processo é fundamental para a interiorização do conhecimento – ou transformação do conceitos espontâneos em científicos – através do processo de tornar intrapsíquico o que antes era interpsíquico. A respeito da interação social, assinale a alternativa correta:
- A) Um simples contato físico é suficiente para que haja interação social.
- B) Os contatos sociais e a interação, apesar de importantes, não constituem condições indispensáveis
à associação humana.
- C) Ela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.
- D) Apesar de um mesmo indivíduo estar inserido em diferentes grupos, existe apenas uma forma em que ele pode se relacionar.
- E) As interações sociais não são relativas e, portanto, não precisam ser contextualizadas.
Resposta:
Alternativa C: Ela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.
A interação social é um processo dinâmico que envolve a comunicação entre indivíduos e influencia o comportamento, as emoções e os pensamentos. Esse processo é essencial para o desenvolvimento humano, pois é por meio das interações sociais que os indivíduos aprendem, compartilham experiências e internalizam normas e valores culturais. A alternativa C está correta porque destaca a importância da interação na modificação do comportamento, refletindo a ideia de que o ser humano é moldado pelas suas relações sociais e pela cultura em que está inserido.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário