O conhecido experimento social desenvolvido por David Rosenhan, realizado na década de 1970, objetivou avaliar:
- A) a validade do diagnóstico psiquiátrico;
- B) o vínculo entre mãe e bebê;
- C) as diferenças no comportamento sexual;
- D) o condicionamento animal;
- E) a seletividade da memória.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a validade do diagnóstico psiquiátrico;
Em 1973, o professor David Rosenhan da Universidade de Stanford questionou o conceito de diagnóstico psiquiátrico ao desenvolver um experimento para verificar até que ponto os diagnósticos psiquiátricos baseados em categorias sindrômicas diziam mais sobre o ambiente e o contexto em que os pacientes eram observados do que sobre os próprios pacientes observados.
Para o experimento, Rosenhan recrutou oito indivíduos, que deveriam se passar por pacientes psiquiátricos. Eles deveriam marcar consulta nos hospitais e reclamar de ouvir vozes estranhas de pessoas do mesmo sexo. Tendo conseguido a internação nos hospitais psiquiátricos, os pseudopacientes pararam de fingir a existência de algum tipo de sintoma anormal. O tempo médio de internação dos pacientes nos hospitais foi de dezenove dias, mas alguns permaneceram por apenas sete dias e outros por até cinquenta e dois dias. Todos os pacientes, exceto um, foram internados nos hospitais com um diagnóstico de esquizofrenia e, quando saíram, foram diagnosticados com "esquizofrenia em remissão", embora durante a estadia no hospital não terem apresentado sintomas.
Considerando as informações acima, podemos dizer que o experimento social realizado por: Rosenhan objetivou avaliar a validade do diagnóstico psiquiátrico.
Fonte: KLEINMAN, Paul. Tudo que você precisa saber sobre psicologia: um livro prático sobre o estudo da mente humana. São Paulo: Editora Gente, 2015.
Deixe um comentário