O CRAS tem como objetivo o desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades, assim é CORRETO afirmar que:
- A) O importante, no entanto, é compreender a demanda espontânea dos usuários, em seu aspecto contextual, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva.
- B) Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e a Medicina, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos.
- C) Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.
- D) Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em apenas aspectos sociais e políticos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.
Gabarito: Letra C
O CRAS tem como objetivo o desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades, assim é CORRETO afirmar que:
a) O importante, no entanto, é compreender a demanda espontânea dos usuários, em seu aspecto contextual, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva.
Errado. O importante é compreender as demandas em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para que a intervenção seja mais efetiva, se baseando na demanda planejada.
“Num modelo assistencialista, os profissionais são os ‘salvadores’ que fazem de tudo para aliviar a miséria. O problema é que, quando se colocam nesse lugar, invertem a demanda e acham que sabem o que é melhor para o usuário. O importante, no entanto, é compreender a demanda dos usuários, em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva e resolutiva, com base na demanda planejada (construída pelo diálogo entre o saber do técnico e do população referenciada), e não só na demanda espontânea”
b) Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e a Medicina, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos.
Errado. O psicólogo deve atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar em especial nas interfaces entre a psicologia e o serviço social.
“Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;”
c) Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.
Certo!
“As atividades desenvolvidas no CRAS estão voltadas para o alívio imediato da pobreza, para a ruptura com o ciclo intergeracional da pobreza e o desenvolvimento das famílias. Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania. Atuar numa perspectiva emancipatória, em um país marcado por desigualdades sociais, e construir uma rede de proteção social é um grande desafio. Temos o compromisso de oferecer serviços de qualidade, diminuir sofrimentos, evitar a cronificação dos quadros de vulnerabilidade, defender o processo democrático e favorecer a emancipação social. Para isso, é importante compreender a demanda e suas condições históricas, culturais, sociais e políticas de produção, a partir do conhecimento das peculiaridades das comunidades e do território (inserção comunitária) e do seu impacto na vida dos sujeitos.”
d) Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em apenas aspectos sociais e políticos.
Errado. A atuação deve ser fundamentada também em aspectos econômicos e culturais, além de sociais e políticos.
“Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Referências Técnicas para atuação do/a Psicólogo/a no CRAS/SUAS. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/08/cartilha_crepop_cras_suas.pdf
Deixe um comentário