Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O estudo dos processos grupais e a influência social que exercem são temas de longa história de pesquisas em psicologia social. De maneira geral, um grupo consiste em três ou mais pessoas que interagem e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e objetivos se influenciam mutuamente. Além disso, os grupos aos quais pertencemos variam de tamanho, de poucos a milhares de membros. Essas características levam aos estudos de outros processos como pensamento, decisão e polarização grupais. Sobre a polarização grupal, assinale a afirmativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Tendência de os grupos tomarem decisões mais extremas que as inclinações iniciais de seus membros.

Gabarito: Letra B

O estudo dos processos grupais e a influência social que exercem são temas de longa história de pesquisas em psicologia social. De maneira geral, um grupo consiste em três ou mais pessoas que interagem e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e objetivos se influenciam mutuamente. Além disso, os grupos aos quais pertencemos variam de tamanho, de poucos a milhares de membros. Essas características levam aos estudos de outros processos como pensamento, decisão e polarização grupais. Sobre a polarização grupal, assinale a afirmativa correta.
a)  Tomada de decisão com base em todas as inclinações individuais dos membros de um grupo.
b)  Tendência de os grupos tomarem decisões mais extremas que as inclinações iniciais de seus membros.
c)  Ação benéfica para um indivíduo escolhida pela maioria de um grupo mesmo com efeitos prejudiciais sobre todos.
d)  Pensamento que mantém a coesão do grupo, visto que a solidariedade é mais importante que considerar os fatos de forma realista.
e)  Forma de comunicação entre lados opostos, geralmente em conflito, de modo que as ofertas e as contraofertas são feitas e a solução é alcançada apenas com consenso total.

 

A polarização grupal é um fenômeno dos grupos, em que as inclinações iniciais são fortalecidas, levando a decisões mais extremas.

“Na psicologia social , a polarização do grupo refere-se à tendência de um grupo tomar decisões mais extremas do que a inclinação inicial de seus membros. Essas decisões mais extremas são no sentido de maior risco se as tendências iniciais dos indivíduos forem arriscadas e de maior cautela se as tendências iniciais dos indivíduos forem cautelosas. [1] O fenômeno também sustenta que a atitude de um grupo em relação a uma situação pode mudar no sentido de que as atitudes iniciais dos indivíduos se fortaleceram e se intensificaram após a discussão em grupo, fenômeno conhecido como polarização de atitude . [2]

A polarização de grupo é um fenômeno importante na psicologia social e é observável em muitos contextos sociais. Por exemplo, um grupo de mulheres com visões moderadamente feministas tende a demonstrar maiores crenças pró-feministas após a discussão em grupo. [3] Da mesma forma, estudos mostraram que, depois de deliberar juntos, os membros do júri simulado muitas vezes decidiam por indenizações por danos punitivos que eram maiores ou menores do que o valor que qualquer jurado individual havia favorecido antes da deliberação. [4] Os estudos indicaram que quando os jurados favoreciam um prêmio relativamente baixo, a discussão levaria a um resultado ainda mais brando, enquanto que se o júri estivesse inclinado a impor uma penalidade dura, a discussão a tornaria ainda mais dura. [5]Além disso, nos últimos anos, a Internet e as mídias sociais online também apresentaram oportunidades para observar a polarização do grupo e compilar novas pesquisas. Psicólogos descobriram que meios de comunicação social como Facebook e Twitter demonstram que a polarização do grupo pode ocorrer mesmo quando um grupo não está fisicamente junto. Enquanto o grupo de indivíduos começar com a mesma opinião fundamental sobre o tema e um diálogo consistente for mantido, a polarização do grupo pode ocorrer. [6]

Pesquisas sugerem que grupos bem estabelecidos sofrem menos com a polarização, assim como grupos que discutem problemas que são bem conhecidos por eles. No entanto, em situações em que os grupos são um tanto recém-formados e as tarefas são novas, a polarização do grupo pode demonstrar uma influência mais profunda na tomada de decisão. [7]”

 

Nosso gabarito é Letra B

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *