O estudo realizado pelo casal Muzafer e Carolyn Sherif (experiência da cova dos ladrões) é um dos mais citados na história da Psicologia Social e avaliou:
- A) a conduta do apenado durante o cumprimento da pena;
- B) as relações de gênero no ambiente cooperativo empresarial;
- C) a importância da fé na recuperação de patologias;
- D) os efeitos da adoção inter-racial na sociedade inglesa;
- E) a influência do grupo sobre o pensamento individual.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a influência do grupo sobre o pensamento individual.
Em 1954, os pesquisadores Muzafer e Carolyn Sherif resolveram estudar o preconceito em grupos sociais de crianças. Os autores reuniram um grupo de 22 meninos em um acampamento de escoteiros no Robbers Cave State Park, em Oklahoma, dividiram-nos em dois grupos e organizaram quatro dias de competições entre os grupos, com a promessa de prêmios, como medalhas e facas de acampamento para os vencedores. À medida que a competição prosseguia, o conflito entre os grupos se desenvolvia. A primeira evidência de conflito foi a incessante provocação das meninos dirigida a quem estava fora de seu próprio grupo.
Para reduzir o conflito, em primeiro lugar, os autores tentaram permitir que os meninos de cada grupo tivessem contato uns com os outros. Isso serviu apenas para intensificar a situação. Em seguida, os Sherifs obrigaram os garotos a trabalhar juntos para cumprir metas superordenadas, como consertar um veículo quebrado. Essas metas superordenadas reduziram drasticamente o conflito entre os dois grupos. A lição do experimento da cova dos ladrões são reproduzidas nas organizações hoje. Não basta colocar as pessoas em uma sala e lhes dizer para se darem bem. Um gerente deve descobrir um objetivo comum que os empregados possam defender e, assim, transcender suas disputas.
Com base nas informações acima, concluímos que a experiência da cova dos ladrões avaliou a influência do grupo sobre o pensamento individual.
As outras alternativas contém afirmações que não condizem com o estudo mencionado. Por isso, podemos descartá-las.
Fonte: BALDWIN, Timothy T.; BOMMER, William H.; RUBIN, Robert S.Desenvolvimento de habilidades gerenciais. Elsevier Brasil, 2008.
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